18/4/2018 - Piracicaba - SP

Prefeitura aposta em torneira antivandalismo para evitar depredação e desperdício de água

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

A Secretaria de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) está apostando na instalação de torneiras antivandalismo em espaços públicos, como parques e áreas de lazer. A finalidade é evitar vandalismo e garantir a segurança com sistema antifurto. Com o uso das torneiras antivandalismo de fechamento automático, a redução do consumo chega a 70%.

As torneiras antivandalismo possuem um sistema de acionamento hidromecânico, que evita o desperdício de água. Têm fechamento automático em aproximadamente 6 segundos e acabamento cromado biníquel de alta durabilidade e maior resistência à corrosão, que conserva o produto por muito mais tempo.

O investimento será compensado com a redução das contas de água no orçamento do município e dos atos de vandalismo, além de não haver a necessidade de estar trocando constantemente o material (bebedouro).

No período compreendido entre outubro de 2017 até abril de 2018, foram instaladas torneiras antivandalismo em bebedouros de três Centros de Lazer: na Rua Ipeúna, no Parque Piracicaba; Avenida Corcovado, cruzamento com a Rua Nilo Peçanha, no bairro Vila Sônia; e na Rua Divinolândia, no Residencial Eldorado, no bairro Cecap.

Segundo Márcio Antonio Maruko, engenheiro da Sedema, no município são recorrentes os atos de depredação, vandalismo e até mesmo furtos de equipamentos hidráulicos como torneiras, colaborando com a perda de água constantemente em bebedouros públicos. “Os impactos do desperdício traduzem-se à redução do abastecimento de água. Por isso, a racionalização de água, no ambiente público, se mostra eficiente, a partir da adoção de práticas conservacionistas, como o uso de materiais que diminuem o desperdício e dificultam atos de vandalismo”, disse Maruko.