24/9/2020 - Piracicaba - SP

'Plante Vida' promove plantio de mais 40 mudas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A 41ª edição do projeto Plante Vida foi realizada na manhã de segunda-feira (21), em comemoração ao Dia da Árvore. Desta vez, a atividade sócioambiental – que é realizada pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) em parceria com os hospitais da cidade - aconteceu na rotatória localizada na entrada do loteamento Campos do Conde Taquaral.

Criado em 2007, por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Sedema, o programa Plante Vida é desenvolvido em parceria com o Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC), a Santa Casa de Piracicaba e a Unimed. A iniciativa prevê o plantio de uma muda de árvore para cada criança nascida nas maternidades do município.

No local houve o plantio de 40 mudas de árvores, entre exemplares de sapucaia, peroba-rosa, tamboril, samanea (árvore da chuva), mulungu, araribá, cedro, pau-mulato, ingá e cereja-do-rio-grande, informa a agrônoma Clementina Rossin, a responsável pelo Viveiro Municipal da Sedema.

O evento – uma das ações do Programa Setembro Verde da Sedema - foi realizado de acordo com os protocolos sanitários vigentes por causa da pandemia de Covid-19 e contou com a presença de poucas pessoas/convidados.

O plantio simbólico, representando todas as crianças nascidas a partir de janeiro de 2020, foi realizado pela família da pequena Heloísa Tibério Scarpari, de 8 meses, que nasceu no HFC. Os pais, Joice Milena Tibério Scarpari e Felipe Augusto Scarpari, fizeram o plantio de uma muda de sapucaia no centro da rotatória. “Essa iniciativa é muito importante e estamos felizes por estarmos aqui. Se Deus quiser, em breve a Heloísa retornará aqui para ver a árvore que ela plantou”, declara Joice.

Heloísa Tibério Scarpari, 8 meses, e os pais Joice e Felipe Scarpari

O secretário de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, observou que a primeira edição do projeto Plante Vida ocorreu em 2007 e que, desde então, já foram plantadas cerca de 65 mil mudas na cidade. “Vale lembrar que nascem cerca de 5.000 crianças por ano em Piracicaba. O Plante Vida é importante porque promove esse vínculo dos piracicabanos recém- nascidos com o ambiente”, afirma o titular da Sedema.

LANÇAMENTO – Durante o 41º Plante Vida ainda houve o lançamento do livro “Sapucaia da Paz”, da escritora Valdiza Capranico, presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba (IHGP). Com tiragem de 500 exemplares, o título é dirigido ao público infantil e conta a história da centenária árvore plantada na esquina da rua Moraes Barros com a avenida Independência.

“Aquela árvore foi plantada pelo meu avô Antônio Capranico, logo após o final da Primeira Guerra Mundial (1918) como um marco da paz. A intenção desse livro é contar essa história para as crianças e para as futuras gerações”, explica Valdiza, autora de 14 livros infantis que enaltecem aspectos ecológicos e a necessidade de preservação da natureza.

O evento também teve o plantio de uma muda em homenagem ao escritor piracicabano Thales Castanho de Andrade (1890-1977), um dos precursores da literatura infanto-juvenil no Brasil.

O 41º Plante Vida teve a participação de representantes do Hospital dos Fornecedores de Cana (HFC) e da Unimed Piracicaba, da comunidade local, técnicos da Sedema, do IHGP e da Academia Piracicabana de Letras (APL).