10/5/2012 - Piracicaba - SP

Piracicaba enfrenta cidade pernambucana no Dia do Desafio 2012

da assessoria de imprensa da prefeitura de Piracicaba

A cidade pernambucana de Petrolina será a adversária de Piracicaba no Dia do Desafio 2012. O sorteio das cidades desafiantes aconteceu nesta segunda-feira (7) no lançamento oficial do Dia do Desafio 2012, no SESC Pinheiros, em São Paulo. O evento acontece no próximo dia 30.

Em 2011, Piracicaba venceu a disputa contra Libertador na Venezuela. Segundo dados divulgados SESC São Paulo que coordena o evento, o município registrou 31,96% (116.617 pessoas) de participação da população contra apenas 1,18% (pouco mais de 3 mil pessoas) da cidade venezuelana.

Na ocasião, diversas atividades foram realizadas por toda cidade, principalmente em locais estratégicos como a Praça Jose Bonifácio e a Estação da Paulista com caminhadas, aulas de ginástica, brinquedos, baile dançante, demonstração de Karatê, Ginástica Artística, Rítmica, Atletismo da Terceira Idade, Voleibol Adaptado, Tai Chi e aula de Judô, além do próprio SESC com uma vasta programação, escolas municipais e estaduais, empresas e academias, com o objetivo de mobilizar a cidade para pratica da atividade física por pelo menos 15 minutos.

Localizada a 730 km da capital pernambucana, Recife, Petrolina tem uma populaçao de 299 751 (IBGE/2011) - segunda maior população do Estado - e o maior PIB do interior de Pernambuco. No ano passado, a cidade disputou contra Irapuato no México e registrou a participação de 132,17 mil pessoas, o que correspondeu a participação de 46% da população.

Na opinião do secretário municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Pedro Mello, o Dia do Desafio remete na consciência da população mundial para a importância do exercício físico visando a melhora da qualidade de vida, principalmente na Terceira Idade. “As cidades se mobilizam estimulando sua população a pratica da atividade física com intuito de promoção a saúde”, ressaltou.

Pedro Mello ressaltou ainda que desde o inicio de sua gestão, Piracicaba vem registrando um aumento qualitativo e quantitativo no número de pessoas que fazem algum tipo de atividade física nesse dia. “A expectativa nesse ano é aumentar ainda mais esse índice”, disse.

A Selam esteve representada no evento desta segunda-feira pelo chefe do setor de eventos Alexandre Nascimento, além de Clévis Spada, Marcelo Ortega e Monica Granner do PAFO (Programa de Atividades Físicas Orientadas). A comitiva de Piracicaba contou ainda com representantes da Secretaria Municipal de Turismo, SESC local e imprensa, além de Maria Aparecida Fornari, recreacionista do Lar dos Velhinhos.

O desempenho de Piracicaba a partir de 2005, com inicio da gestão do secretário de Esportes, Pedro Mello é impressionante. Confira:
Ano/Participação
2005 – 55 mil
2006 – 67 mil
2007 – 79 mil
2008 – 82 mil
2009 – 95 mil
2010 – 101 mil
2011 – 116 mil

>