9/8/2018 - Piracicaba - SP

Parque Natural completa 10 anos no próximo sábado

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O Parque Natural Municipal de Santa Teresinha – Chico Mendes, popularmente conhecido como Parque da Cidade, completa 10 anos no próximo sábado (11). Implantado em 2008 pela Prefeitura de Piracicaba, o Parque possui uma área aproximada de 40 hectares, protegida pela Lei 10.845 (de 11/08/2004). Está localizado na confluência dos rios Piracicaba e Corumbataí, em Santa Teresinha, fazendo limite com a rodovia SP-304 (km 169), no trecho entre Piracicaba e São Pedro, próximo ao trevo de acesso a Charqueada. A área é uma importante unidade de conservação ambiental.
As primeiras tentativas de intervenção no local datam do início dos anos 2000, mas somente com o empenho da administração do Prefeito Barjas Negri as obras puderam ter início. A partir da elaboração de um novo plano de ocupação, em 2006, aconteceram as primeiras ações de recuperação do ambiente natural – solo, plantas, animais e água – restaurando a paisagem, contribuindo para o controle da poluição.
Para a sua criação, o projeto do Parque foi submetido à aprovação de órgãos ambientais do Estado, além de acompanhamento do Instituto Florestal e do Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente). Em virtude de exigência da legislação para sua implantação, foi necessário a elaboração de um plano de manejo após o levantamento de toda a fauna e flora do local, o que demandou aproximadamente três anos de trabalho, pesquisa, estudo e elaboração de documentos. O Plano de Manejo do Parque Natural ficou a cargo da empresa Propark Paisagismo e Ambiente Ltda., que há mais de 30 anos atua em Piracicaba na área de macro paisagismo e conservação da natureza.
O primeiro passo para instalação do Parque Natural foi a limpeza e a sistematização de toda a área, em seguida foram instaladas a infraestrutura básica (energia elétrica e água). Inicialmente foram realizados serviços de terraplanagem e, nesta etapa, o local foi cercado por alambrado e o acesso feito através de portão metálico.
A viabilização do plantio das árvores só foi possível com a parceria da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), com a Arcelor Mittal Piracicaba, uma das principais siderúrgicas da América Latina, que se destaca na fabricação de aço. A siderúrgica, atendendo seu compromisso de parceira ambiental, destinou recursos que hoje somam aproximadamente R$ 700 mil para aplicação no Parque, em contrapartida pela expansão efetuada na fábrica.
Assim, em 2008, a Sedema iniciou a recomposição da floresta que existiu no passado naquele local, com o plantio das 40 mil árvores nativas, auxiliando a implantação de atividades de lazer com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população.
Durante o primeiro ano de implantação, foram executados o sistema viário interno, incluindo os acessos ao local, a construção da central de serviços, planejada de forma a permitir a realização de múltiplas atividades.

Mais tarde, a Prefeitura, através da Sedema, executou a construção de um galpão para servir de abrigo aos barcos. Este novo espaço, edificado em alvenaria e coberto por telha de aço galvanizado, foi destinado para o pátio de estacionamento. A obra incluiu ainda a construção de outras dependências, como sanitário, cozinha e guarda-volumes.
Em 2008, durante a cerimônia de inauguração do Parque Natural, uma 'cápsula do tempo' foi depositada com a lista de presença e outros documentos, como os jornais do dia com alusão à obra e a planta do projeto. No encerramento do evento, foi plantada a primeira das 40 mil mudas de árvores, uma muda da espécie Pau Brasil.
Para o secretário municipal de Defesa do Meio Ambiente, José Otávio Menten, o Parque Natural veio somar aos demais- já entregues à sociedade por esta administração - representou um grande salto ambiental.
O Prefeito Barjas, à época também prefeito de Piracicaba, entregou o Parque Natural no aniversário da cidade, quando comentou que “aquele espaço ambiental viria contribuir para a expansão do verde, o que significa que cada cidadão de Piracicaba ganha um metro quadrado de área verde”.
Por ser uma unidade de conservação, o Parque Natural tem uma vocação para Educação Ambiental, pesquisa científica e para lazer passivo da comunidade, tais como caminhadas e observação da natureza.