29/9/2017 - Piracicaba - SP

Outubro Rosa vai intensificar campanha de prevenção de câncer de colo de útero e de mama

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Outubro é um mês muito importante para a saúde das mulheres, pois é o período em que toda a rede de saúde do município, pública e privada, se volta para a prevenção do câncer de mama e de colo de útero, bem como para um trabalho coletivo e intensificado de disseminação de informações sobre o assunto.

Este ano, durante o Outubro Rosa, como ocorreu em 2016, todas postos de saúde da Rede de Atenção Básica, formada pelas UBSs, CRABs e USFs, vão desenvolver atividades sobre o tema, seja em forma de palestras, rodas de conversa ou discussões em grupos de promoção em saúde. Além disso, nessas unidades serão realizadas consultas em saúde da mulher, coletas de papanicolau, solicitação de exames de mamografia e orientações sobre o auto-exame de mama. 

Nos dias 31 de outubro e 01 de novembro, uma carreta do Hospital do Câncer de Barretos estará na Estação da Paulista para realizar exames de rastreamento de mama, papanicolau, câncer bucal e de próstata. Esta ação é resultado da  parceria entre a Secretaria de Saúde e a Associação Ilumina, voltada à prevenção e diagnóstico precoce do câncer. 

No dia 22 de outubro será realizada uma caminhada no Parque da Rua do Porto alusiva ao tema, organizada pela Secretaria de Saúde e pelo Fundo Social de Solidariedade, a convite da EPTV, e contará com a parceria da Ilunina, Hospital Fornecedores de Cana, Santa Casa, Unimed e empresa Via Ágil, Conselho Municipal de Saúde, Conselho da Mulher, além das secretarias de Esporte, Lazer e Atividades Motoras (Selam), Cultura e Turismo (Semactur) e Sedema. 

A concentração começará às 8 horas, próximo ao Sino da Paz, com a caminhada no interior do parque prevista para as 9 horas. Na opotundiade, acotecerão várias atividades, como alongamento, aferição de pressão e teste glicêmico entre outros. A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

Para o secretário de Saúde, dr. Pedro Mello, a prevenção é o caminho mais seguro para que as mulheres tenham uma vida adulta saudável. “O câncer de mama e de colo de útero são os dois vilões da saúde na fase mais produtiva das mulheres. Somente a conscientização sobre essas doenças levará à prevenção e a uma melhor qualidade de vida”, enfatizou.

A coordenadora de enfermagem da Atenção Básica, Tatiana Bonini, destaca a importância do mês de outubro e a preocupação da rede pública em alertar as mulheres sobre o câncer de mama e de colo de útero, que são problemas graves à saúde, mas que podem ser evitados com a prevenção.

“O rastreamento de mama e de colo de útero estão disponíveis na Rede de Atenção Básica durante o ano todo e podem ser solicitados em qualquer momento. No entanto, o mês de outubro tem essa dimensão, de intensificar os exames ao público-alvo a fim de alertar sobre o câncer, para que as mulheres passem a se preocupar mais com a própria saúde e ajam preventivamente”, disse Tatiana.

Para se ter uma dimensão da importância da prevenção e do diagnóstico precoce, com base em dados do IBGE de 2010, Piracicaba conta com 364.570 habitantes. Aproximadamente 14% desse total correspondem a mulheres de 50 a 69 anos, público-alvo para o rastreamento de mama. 

O exame de papanicolau é a melhor estratégia para o rastreamento do câncer de colo de útero. A Organização Mundial de Saúde (OMS) preconiza como ideal a cobertura de 75% do público-alvo, composto por mulheres de 25 a 64 anos. Por isso a importância da conscientização sobre esta doença, o monitoramento do público-alvo e a orientação para os exames necessários.

Para mais informações, os interessados devem entrar em contato com a unidade de saúde a qual pertencem.