26/3/2019 - Piracicaba - SP

Orquestra Educacional poderá receber complemento de subvenção

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

DSC07794(1)

A Prefeitura de Piracicaba encaminhou para a Câmara de Vereadores, o projeto de lei que introduz alterações à Lei nº 6.443/09 e autoriza, por meio da Secretaria da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) o complemento de subvenção à Orquestra Educacional de Piracicaba (OEP). A proposta visa o aumento do repasse de recursos financeiros à Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba, sua mantenedora.

A subvenção é repassada desde o início de 2018 para a manutenção e custeio das despesas com as apresentações culturais. Atualmente a orquestra recebe R$ 36.000,00/ano. O PL prevê o valor de 48.000,00 em 2020.

Apresentação no Centro Social do Eldorado

No ano passado foram realizados quatro concertos didáticos na cidade. Além do Teatro Erotides de Campos e da praça José Bonifácio, os bairros Eldorado e Santa Fé foram contemplados com a proposta de levar a música erudita às comunidades mais afastadas. Em meio as apresentações, a população pôde conhecer cada um dos instrumentos utilizados pelos músicos. "Essas ações tiveram grande importância para a comunidade, já que refletiram os propósitos da OEP de permitir o acesso à música orquestral", afirma o maestro Ivan Bueno.

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, a orquestra representa o alcance à cultura e educação através da música. “Ela oferece oportunidade para o aprimoramento e desenvolvimento técnico, musical e pessoal”.

Bueno explica que o aumento dos recursos permitirá maior desenvolvimento e aprimoramento das habilidades e competências dos músicos. “Isso tudo implica na consolidação do trabalho da orquestra, de levar música de qualidade para todas as regiões da cidade", comenta o maestro.

Formada por 75 componentes, entre músicos profissionais, amadores e iniciantes de 10 a 80 anos, a OEP visa praticar a inclusão em todas as suas ações.

A Orquestra Educacional de Piracicaba - Criada em 2015 para proporcionar meios de aprimoramento artístico e musical, oferece acesso e oportunidade às pessoas, independente do nível de habilidade técnica no instrumento e conhecimento musiciais.

O repertório é predominantemente da música erudita, mas abrange estilos, como música popular brasileira, pop-rock, jazz e trilha sonora.

Fonte: SemacTur