12/11/2019 - Piracicaba - SP

Novos equipamentos de fiscalização de trânsito começam a operar na quinta, 14/11

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Tabela-novos-radares-novembro-2019

A partir de quinta, 14/11, começam a operar 12 novos equipamentos de fiscalização eletrônica de trânsito em Piracicaba. Eles medem velocidade, avanço de sinal vermelho e restrição à circulação de caminhões acima de 3 eixos. A autuação também começa na quinta-feira. Os novos locais foram escolhidos após estudo da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Semuttran), que detectou abusos de motoristas nesses locais.

Durante dois meses, equipes da Semuttran fizeram as medições citadas e detectaram que em algumas vias havia um desrespeito muito grande, o que ocasionava, muitas vezes, acidentes e até óbitos. Em trechos da avenida Alberto Vollet Sachs, umas das mais movimentadas de Piracicaba, por exemplo, foram constatadas velocidades acima de 100 Km/h.

AVANÇO – Por outro lado, o mesmo estudo mostrou que, em algumas vias onde há equipamentos instalados, não há mais desrespeito ao limite de velocidade, avanço de sinal vermelho e nem a presença de caminhões acima de 3 eixos. “A presença desses equipamentos serviu para educar os motoristas e nossa intenção é educar e não punir”, avalia Jorge Akira, secretário de Trânsito e Transportes.

Além dos equipamentos de controle de trânsito, a Prefeitura e a Semuttran realizam campanhas de conscientização. A campanha em andamento, chamada Você já Sabe, conta com ônibus adesivados alusivos ao tema. A Semuttran segue, também, realizando palestras e blitze educativas. Os alunos do ensino fundamental também são alvos das ações educativas por meio do Centro Infantil de Educação no Trânsito (Ciet), onde tem aulas sobre as regras do trânsito.