10/7/2019 - Piracicaba - SP

Júri definirá obras que farão parte do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Os trabalhos que vão compor a mostra competitiva do 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba serão definidos neste final de semana. O júri de seleção do evento se reunirá nos dias 6 e 7 de julho (sábado e domingo) no Hotel Center Flat Service, a partir das 8h, para escolher, entre as 2.781 obras inscritas, aquelas que serão expostas no Armazém 14 do Engenho Central entre os dias 10 de agosto e 27 de outubro. O salão é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Centro Nacional do Humor Gráfico (Cedhu).

O júri de seleção é formado por Luiz Marangoni (chargista), Francisco Galvão (produtor cultural), Bete Nicastro (jornalista), Glaucia Davino (historiadora), Rosana Amorim (cartunista) e Fausto Bergocce (cartunista). Caberá a esses profissionais a tarefa de analisar as obras.

Os 2.781 trabalhos recebidos foram produzidos por 449 artistas, oriundos de 48 países. Entre obras digitais e analógicas (originais), foram inscritas 499 caricaturas, 683 cartuns, 501 charges, 287 tiras e 24 esculturas, além de 358 trabalhos para a categoria temática Imigração, 212 trabalhos para a categoria Infância Arcor e 217 para Saúde Unimed.

“Mais uma vez, recebemos trabalhos de grande qualidade, produzidos por artistas de diferentes partes do mundo. Como é tradição, teremos um júri bastante qualificado para analisar e selecionar esses trabalhos. Em sua 46ª edição, nosso Salão de Humor continuará cumprindo o seu papel, que é o de fazer rir e de também provocar a reflexão da sociedade”, afirma a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo de Piracicaba, Rosângela Camolese.

Caricatura-recebida_-de-autoria-de-Pablo-Lobato_-da-Argentina-Salao-Humor-2019

PROCESSO DE SELEÇÃO – O processo de seleção é rigoroso e democrático. O júri permanece confinado no hotel (na rua José Pinto de Almeida, 877, Centro de Piracicaba), onde analisa todos os trabalhos, utilizando um processo curioso: no centro da sala, três cadeiras são marcadas com os títulos de céu, purgatório e inferno, para onde cada obra será colocada. Se for ruim, vai direto para o inferno. Se for mediano e divide o júri, fica no purgatório e pode ter uma segunda avaliação. Ganham o céu apenas as ilustrações que agrada todos ou, ao menos, a maioria.

Alguns critérios fundamentais estarão presentes ao longo do trabalho de seleção. “Os membros do júri ficam atentos à originalidade das ideias, à criatividade dos artistas e à exploração dos recursos gráficos e da linguagem do humor presentes em cada obra. A estes fatores, somam-se, ainda, a qualidade da mensagem e o potencial de gerar riso”, afirma Erasmo Spadotto, diretor do Cedhu.

PAÍSES – A edição desse ano recebeu trabalhos de artistas dos seguintes países: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Azerbaijão, Bahrein, Be?lgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Brasil, Burkina Faso, Canada?, China, Colômbia, Croa?cia, Cuba, Egito, Emirados A?rabes, Equador. Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, EUA, Franc?a, Índia, Indonésia, Ira?, Irlanda, Israel, Itália, Japa?o, Me?xico, Molda?via, Myanmar, Nicara?gua, Peru, Polônia, Portugal, Rome?nia, Rússia, Sérvia, Síria, Suíça, Turquia, Ucrânia, Uruguai e Uzbequistão.

HISTÓRIA – O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, durante a ditadura militar, como iniciativa de um grupo de jornalistas, artistas e intelectuais atuantes no cenário político. A partir do sucesso das primeiras edições e do apoio da turma do jornal carioca “O Pasquim”, importantes cartunistas brasileiros contribuíram para a transformação do Salão em um dos mais conhecidos encontros do humor gráfico no Brasil e no exterior.

É um dos concursos mais antigos do gênero, que se mantém como espaço de reflexão e fruição das artes gráficas através da valorização do cartum, da caricatura, da charge e das tiras. As obras premiadas constituem um rico acervo, com trabalhos por meio dos quais é possível acompanhar as transformações sociais, econômicas, além das relações humanas, questões ambientais e outros assuntos.

SERVIÇO - 46º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O júri de seleção se reúne sábado e domingo, 6 e 7 de julho, a partir das 8h, no Hotel Center Flat Service. O júri de premiação se reunirá posteriormente, no Engenho Central. A abertura oficial e anúncio dos premiados acontecem no dia 10 de agosto, no Engenho Central. Informações: (19) 3403-2620 e (19) 3403-2621. Site oficial: www.salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br 

Fonte: Assessoria de Imprensa Salão de Humor