25/9/2018 - Piracicaba - SP

Jornada do Patrimônio Paulista: Atividades culturais e roteiros históricos

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

engenho 1

O final de semana será agitado em Piracicaba. Com atividades culturais e roteiros históricos monitorados, a 1ª edição da Jornada do Patrimônio Paulista na cidade, reúne visitas a prédios tombados, exposições, oficinas de restauro, projeções de curta-metragens, palestras, saídas fotográficas, feiras de artesanato e participação em manifestações populares. Para participar dos roteiros é necessário fazer inscrição; as demais atividades são abertas durante todo o dia 22 e 23/09. Durante o mês de setembro, 42 municípios paulistas participam da jornada, com ações diversificadas. Programação completa no www.jornadapatrimoniopaulista.com.br/.

A programação prevista abrange atividades relacionadas ao patrimônio cultural e o reconhecimento dos bens materiais e imateriais das diversas camadas históricas da cidade, onde é possível encontrar a diversidade cultural da população que a construiu.

Cemitério da Saudade

Além dos roteiros monitorados no Parque do Engenho Central, Centro da cidade, Colônia Tirolesa, Cemitério da Saudade e Monte Alegre, os participantes da Jornada poderão visitar imóveis tombados como a Casa do Povoador, Casarão do Turismo, Catedral Metodista, Centro Cultural Martha Watts, Clube Coronel Barbosa, Teatro São José, Estação da Paulista, Catedral de Santo Antonio, Capela São Pedro, Igreja São Benedito, Museu Prudente de Moraes, Pinacoteca Municipal Miguel Archanjo Dutra, Santa Casa de Misericórdia, Teatro Municipal Dr. Losso Netto e Sociedade Sírio-Libanesa.

Capela São Pedro Monte Alegre

As visitas serão auxiliadas por voluntários, estudantes do curso de Turismo do Senac, que acompanharão os participantes, destacando os aspectos particulares de cada bem cultural. Os pontos serão sinalizados com banners e placas do evento.

Alguns espaços contam com a instalação de exposições, como Caricaturas da artista iraniana Nasrin Sheykhi”; Reflorar; 150 Anos do Metodismo no Brasil; Humor: A Belíssima Arma da Não-Violência; Virtudes e Ações; 45º Salão Internacional de Humor; Célula Misp; Desenhando o Patrimônio Cultural de Piracicaba; Salão de Belas Artes; Santa Casa de Misericórdia; Piracartum e 40 anos de Teatro Municipal Dr. Losso Netto.

 

Casa do Povoador

Oficinas de restauro com técnicas de decapagem e prospecção de pintura e prática das técnicas in loco, com o arquiteto Marcelo Cachioni; projeção do curta-metragem Piracicaba 1922, com imagens históricas da cidade; saída fotográfica aos patrimônios históricos, com Yone Moreno; palestra Rememorando a Canção: Música Caipira, Identidades e Trabalhos, com o prof. Dr. Uassyr de Siqueira; feira de artesanato com produtos locais de Santa Olímpia e manifestações culturais que compõem a programação do Festival Curau – de culturas regionais e artes urbanas poderão receber o público nos diversas edificações já mencionadas.

A Jornada do Patrimônio Paulista 2018 tem como foco não apenas o patrimônio edificado, material, mas também o dito imaterial, que abrange o conjunto de saberes de um grupo, como as festas, o artesanato e a culinária de cada região.

As ações em Piracicaba são realizadas pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur) e Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba (Codepac), em parceria com o Sesc, Senac e Pró-Cultura através do Festival Curau.

Programação geral:

21, 22 e 23 de setembro – manifestações populares (programação do Festival Curau – Culturas Regionais e Artes Urbanas):

https://www.festivalcurau.com/programacao

 

Dias 22 e 23 de setembro - Exposições, oficinas, palestras, projeção de curta-metragem.

Dia 22/09 (Roteiros Históricos)

9h às 11h – Cemitério da Saudade

Engenho Central

14h às 17 – Colônia Tirolesa de Piracicaba

 

Dia 23/09 (Roteiros Históricos)

9h às 11h – Cemitério da Saudade

Monte Alegre

14h às 17h – Centro

Serviço – Jornada do Patrimônio Cultural Paulista – Piracicaba. Dias 21, 22 e 23 de setembro. Inscrições gratuitas no jornadapatrimoniopiracicaba@gmail.com/. Informações no (19) 3422-3069 e www.jornadapatrimoniopaulista.com.br; facebook (Jornada do Patrimônio Paulista Piracicaba). Siga no instagram #jornadapatrimoniopiracicaba.