21/5/2012 - Piracicaba - SP

Grupo de escoteiros São Mário 144° recebe moção de aplauso

da assessoria de imprensa da Câmara de Vereadores de piracicaba

O vereador José Pedro Leite da Silva (PR),  participou no último sábado (19) das comemorações dos 30 anos de fundação do Grupo de Escoteiros São Mário 144º e da inauguração de sua nova sede, Avenida Mário Dedini, Vila Rezende. Na ocasião o parlamentar homenageou o Grupo com Moção de Aplausos aprovada pela Câmara, por unanimidade.

O grupo foi fundado em abril de 1982, pelo Padre Adolfo Martini, então Diretor do Oratório São Mário, conhecedor do Movimento Escoteiro e pela chefe do extinto Grupo Escoteiro Domingos Sávio, do Colégio Dom Bosco, Dalva Argoud.

Ao fundar o Grupo, ambos  estavam convictos que o escotismo iria fazer com que o jovem assumisse seu próprio desenvolvimento, por meio de um sistema de valores que prioriza a honra, baseado na promessa e na lei escoteira, através da prática do trabalho em equipe e da vida ao ar livre, tornando-se um exemplo de fraternidade, lealdade, altruísmo, responsabilidade, respeito e disciplina.

Atualmente, o Grupo de Escoteiros São Mário 144º, conta com aproximadamente 60 pessoas, entre crianças e adolescentes, divididos em três grupos, de acordo com sua faixa etária.

Os Lobinhos, formado por crianças de sete a 10 anos, que e utilizam como fundo motivador o livro do Jângal; os Escoteiros ocupam a faixa etária de 11 a 14 anos, e utilizam como fundo motivador a “Aventura”; o Sênior, com faixa etária dos 15 aos 17, que tem como fundo motivador o “Desafio” e os Pioneiros, jovens de 18 a 21 anos, que usam o “Serviço” como fundo motivador.

Eles se reúnem todos os sábados, das 14h30 às 17h30, em sua sede, na Vila Rezende, que está em fase final de construção. Após cinco de obras, a sede já conta com banheiros, cozinha, almoxarifado, secretaria, sala de reunião e uma ampla área para realização de suas atividades.

Ao fazer uso da palavra o vereador José Pedro Leite falou da alegria em estar presente em um momento tão importante do Grupo São Mário, de sua admiração pelo escotismo, do amor que eles têm pela natureza e emocionado terminou sua fala dizendo que a sociedade seria bem melhor se houvesse mais grupos de escoteiro e a participação maior de todos.

A presidente do Grupo de São Mário, Maria Luiza Alves Correia, agradeceu o vereador pela homenagem e falou da importância do movimento escoteiro, que é um sistema de educação informal, onde a criança entra com sete anos e depois de concluído seu ciclo juvenil, aos vinte e um anos, pode então iniciar sua contribuição como adulto voluntário, seja como membro da diretoria ou de comissões, ou mesmo como chefe escoteiro.

Também esteve presente no evento o vice-prefeito, Sérgio Pacheco; o secretário de Governo, José Antonio Godoy; Elias Salum, fundador do escotismo em Piracicaba e o padre Dilhermano, que fez uma esepcial na benção da sede.

 

 

 

 

>