11/4/2019 - Piracicaba - SP

Gerações e unidades de Cras promovem atividades nesta quarta-feira

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba, 09 de abril de 2019 – O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, em parceria com as unidades de Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mário Dedini e Novo Horizonte promovem diferentes atividades para o público adolescente e também público idoso, usuários dos serviços.

No Centro Social do Jardim Gilda, que fica na área de abrangência do Cras Mário Dedini, acontece o primeiro encontro da atividade Colcha de Retalhos. Com início às 9h, a atividade pretende reunir idosos usuários do serviço para confecção de uma colcha de retalhos. A metodologia da atividade inclui outros três encontros, que acontecem em 08 de maio, 12 de junho e 10 de julho. No primeiro deles, os participantes serão estimulados a contar um episódio que marcou suas vidas e este episódio será posteriormente desenhado. No segundo encontro, com a parceria do Centro de Artes e Ofícios (Caof) Parque Piracicaba, eles aprenderão sobre a pintura em tecido. No terceiro encontro, os usuários passarão o episódio para o pano e no quarto será finalizada a colcha de retalhos. A atividade tem como objetivo, conforme informe do grupo, de “valorizar as diferenças individuais do grupo, trocando experiências e desenvolvendo valores pessoais.” O Centro Social está localizado na Rua das Oliveiras, 1275.

No Cras Mário Dedini, também amanhã, às 14h, continua o desenvolvimento do projeto “Conviver: um olhar de carinho para o meu espaço,” que pretende repaginar a sala que abriga o Serviço no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Mário Dedini. O projeto, que vai ser desenvolvido ao longo do mês com os adolescentes frequentadores do Gerações, entra na semana de execução do planejamento. O Cras está localizado na Avenida Luiz Ralph Benatti, 1400.

No Centro Social do Novo Horizonte, às 14h, acontece Encontro Intergeracional, com roda de conversa, dinâmicas e confecção de lembrancinhas. O objetivo é “promover o fortalecimento de vínculos entre os participantes e a orientadora. Propiciar uma atividade de distração e integração entre os participantes.” O público-alvo da atividade são adolescentes usuários do Gerações. O Centro Social está localizado na Rua Lauro Fernandes de Campos Ferrari, 145.

Também o Cras Vila Sônia realizada atividade: promove acolhida diferenciada para os moradores do condomínio Ipê Amarelo, no salão de festas do condomínio. Ação semelhante ocorreu no Piracicaba 1 no início de abril. Esta acolhida é resultado da ação encabeçada pelo Cras, que promoveu reunião em março da rede pública de serviços municipais e estaduais para articulação de atuação nestes novos territórios e também reuniu líderes do Condomínio Piracicaba 1 e Ipês Amarelo e Branco para pensar estratégias de ação nos locais.

CRAS– O Cras está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica e presta orientação e informação para a população. Os Cras atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

GERAÇÕES - é um serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, ligado à Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social) em parceria com o Centro Social de Assistência e Cultura São José (Cesac), que realiza trabalho socioeducativo com crianças, jovens, idosos e famílias em situação de vulnerabilidade social, prioritariamente as beneficiárias dos Programas de Transferência de Renda e Benefício de Prestação Continuada (BPC), que são encaminhados pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e outros serviços da rede socioassistencial.

 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076