1/10/2019 - Piracicaba - SP

Fim da Semana Nacional de Trânsito

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Aconteceu no último domingo, 29 de setembro (2019), a caminhada da Paz pelo trânsito promovida pelo Sest/Senat com o apoio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes de Piracicaba (Semuttran). O evento marcou o fim da Semana Nacional de Trânsito, que foi realizada com várias ações em Piracicaba.

Ao longo dos últimos dias, a Semuttran realizou palestras em escolas públicas, empresas e diversas entidades assistenciais. Mobilizou seus agentes de trânsito em blitz educativa em cruzamentos de grandes movimentos da cidade, e apoiou ações da Polícia Militar, Polícia Militar Rodoviária, Secretaria de Saúde, Cedic, Guarda Civil, Cerest, Detran e Sest/Senat. “Foram dias de grandes ações educativas e muito trabalho. Estamos muito satisfeitos. Atingimos diretamente mais de oito mil pessoas de todas as faixas etárias”, comentou Ricardo Piton, responsável pela Educação e Segurança no Trânsito da Semuttran.

Uma das novidades deste ano foi o painel eletrônico móvel com mensagens sobre o trânsito. Ele esteve presente em grande parte das ações. “É um painel que chama a atenção e garante uma grande visibilidade para nossas ações”, garantiu Piton.

O pedreiro João Visário, 54, passava pela Rua do Rosário quando foi abordado pela equipe educativa. “Estou vendo bastante propaganda sobre o trânsito em nossa cidade. Isso é muito bom. Sempre mostro para os meus filhos esses panfletos”, disse.

Uma das ações de grande impacto foi realizada pelo Corpo de Bombeiros e simulou um acidente de trânsito na Praça José Bonifácio. A encenação aconteceu no dia 25 e chamou a atenção da vendedora Ana Ventura de 26 anos. “Fiquei impressionada com a cena. Estou tirando minha habilitação este ano e essas ações servem para nos alertar. Temos que ter muita prudência para não terminar desse jeito”, comentou.

O prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, acompanhou de perto as ações e parabenizou as iniciativas. “Muito importante esse trabalho da Semuttran. A secretaria vem se destacando ao longo dos anos através de ações educativas consistentes, fiscalização permanente e um ótimo trabalho de intervenção viária”, disse.

O secretário de trânsito, Jorge Akira, mais uma vez lembrou que somente com grandes parcerias é possível mobilizar a população. “Não fazemos nada sozinho. Aqui na Semuttran temos um grande engajamento dos agentes de trânsito e sempre contamos com importantes apoios dos setores público e privado. Com todo esse aporte podemos comemorar essa semana intensa de prevenção aos acidentes e respeito ao trânsito”.

O fim da Semana de Trânsito também marcou o término da Campanha Municipal de Trânsito de Piracicaba “Você já sabe”. Ao longo dos últimos meses, faixas e cartazes estiveram espalhadas pela cidade, blitz educativas foram feitas, agentes de trânsito visitaram permanentemente escolas e empresas. Além disso, três ônibus urbanos da empresa Via Ágil circularam 100% adesivados com o tema da campanha. “O trabalho continua. A campanha ainda vai permanecer nas ruas e em algumas mídias. Mais uma vez tivemos um retorno muito positivo. O importante é chamar a atenção e conscientizar motoristas, ciclistas, motociclistas e pedestres”, finalizou Akira.