21/3/2019 - Piracicaba - SP

Espaço Pipa promove mesa redonda sobre saúde de pessoas com Síndrome de Down

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba, 20 de março de 2019 – Em comemoração ao dia internacional da Síndrome de Down, que neste ano terá atividades diversas no mundo inteiro, com a temática "Não deixe ninguém para trás", o Espaço Pipa promove amanhã, às 18h30, na Associação Paulista de Medicina (APM), a mesa redonda "Atenção integral na saúde de pessoas com síndrome de Down e seus familiares", com a participação dos médicos Marcelo Octavio Fernandes da Silva (obstetra), Cecília Buck (geneticista) e Dr. Fábio Watanabe (pediatra com especialização em síndrome de Down).

Com entrada franca, a atividade é direcionada aos alunos e profissionais da área de saúde e tem como parceiros na realização, a Associação Paulista de Medicina e Faculdade Anhembi Morumbi. A APM está localizada na Avenida Centenário, 546.

O dia 21 de março foi escolhido como Dia Internacional da Síndrome de Down, conforme material divulgado pelo Espaço Pipa, pela Síndrome de Down Internacional (Down Syndrome International) em 2006 e se tornou uma resolução da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas em 2011, tendo o Brasil e outros 78 países como signatários. “Neste dia, pessoas com síndrome de Down e aqueles que vivem e trabalham com elas em todo o mundo organizam e participam de atividades e eventos para aumentar a conscientização pública e criar uma voz global única para defender os direitos, inclusão e bem-estar das pessoas com síndrome de Down. Mais que a importância da data, é a sua razão de existir, ou seja, dar visibilidade ao tema, reduzir os preconceitos e combater o mito que transforma uma diferença num rótulo.” Este ano, o tema é “Não deixe ninguém para trás” e o espaço Pipa celebra durante o mês este dia para reforçar que todas as pessoas com síndrome de Down devem ter oportunidades para viver vidas plenas e serem incluídas em igualdade de condições com os demais, em todas as esferas da sociedade.

A Associação Síndrome de Down, também conhecida como Espaço Pipa, desenvolve em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), o serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência, Idosas e suas Famílias, na modalidade Habilitação e Reabilitação para Pessoas com Síndrome de Down. O serviço tem capacidade de atendimento de 50 pessoas.

 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076