22/11/2018 - Piracicaba - SP

Escola revitaliza Sala de Leitura em parceria com conselho e arquitetas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

sala leitura Interna

Uma iniciativa que envolveu a direção da EM Prof. Heitor Pompermayer, educadores, conselho de escola e duas arquitetas resultou em uma sala de leitura totalmente nova para as cerca de 300 crianças de 0 a 5 anos atendidas pela unidade, que fica no Jardim Brasília.

O espaço ainda carece de pequenos ajustes como a instalação de uma televisão e espelho e programação visual, mas já é possível perceber que o resultado do trabalho conjunto atendeu às expectativas. O projeto foi pensado como forma de incentivo à leitura.

“Em 2017 nós fizemos um projeto voltado à literatura infantil. Dentre as estratégias para incentivo à leitura nós tivemos a ideia de remodelar a nossa antiga sala de leitura”, explicou a diretora da escola Milena Ninharo Felício Pandolfo.

A partir desse primeiro passo, a arquiteta Maria Eugênia Packer, madrinha de uma aluna da escola, foi consultada pela mãe da criança se aceitaria participar do projeto de remodelação do espaço. Ela e a também arquiteta Karina Venere, passaram então a integrar a iniciativa.

“Enquanto escola de educação infantil nós sempre trabalhamos com o princípio da estética. Nós construímos esses princípios com as crianças, a importância de tornar os espaços mais agradáveis, não somente funcionais, como um incentivo de se tornar mais acolhedor para as crianças”, disse Milena.

A aquisição dos materiais foi possível com recursos do PDDE (Programa Dinheiro Direto na Escola) e das festas com a comunidade realizadas pela unidade.

“Nós conhecemos o projeto e acreditamos na ideia. É importante para a sociedade a realização desse tipo de parceria para realização de projetos que beneficiem as escolas”, disse Maria Eugênia.

“Foi um projeto maravilhoso porque trouxe o conhecimento da arquiteta, aliou à necessidade da escola e o resultado final é esse espaço bonito e aconchegante para as crianças”, finalizou a diretora.