3/1/2022 - Piracicaba - SP

Equipe do Pelotão Ambiental da GC flagra descarte irregular de resíduos

A Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema) ofereceu suporte para a equipe do Pelotão Ambiental, da Guarda Civil, que flagrou, entre os dias 24/12 a 26/12, o descarte irregular de resíduos na região do bairro Verde, próximo ao Ecoponto do Jardim Oriente. No total, foram flagrados, em horários diferentes, sete veículos descartando resíduos de forma irregular. A ocorrência foi realizada por meio da verificação das câmeras de monitoramento instaladas no Ecoponto.

O Pelotão Ambiental aplicou multa no valor de R$ 460,44 em cada um dos responsáveis pelos veículos que efetuaram os descartes, além de registar boletim de ocorrência na delegacia. A multa deverá ser paga em até 30 dias e a limpeza do local também é de responsabilidade dos indivíduos que descartaram os resíduos.

Alguns ecopontos do município têm sido alvos frequentes de incêndios, causando prejuízos à população, aos cofres públicos, ao meio ambiente e mobilizando equipes da Sedema e guarnições do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil para o combate a essas ações.

Ecopontos são locais de entrega voluntária de pequenos volumes de entulho de até 1m3 por dia por usuário. A população pode dispor o material gratuitamente nesses locais em espaços devidamente identificados para cada tipo de resíduo. Podem ser descartados nos Ecopontos resíduos de construção civil e demolição, madeiras de demolição, resíduos de podas de árvores e aparas de capinação. Vale ressaltar que não é permitida a utilização dos ecopontos por empresas.