18/4/2018 - Piracicaba - SP

Engenho recebe 36 municípios para treinamento de combate a queimadas

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

O ano de 2018 está no início, mas os dados relacionados a focos de incêndio em Piracicaba já são preocupantes. De acordo com o programa Queimadas, do INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), de 1º de janeiro a 18 de abril de 2017 foram detectados 40 focos, enquanto que no mesmo período de 2018 esse número já chega a 75, quase o dobro. As campanhas de conscientização existem, mas há quem insista nessa prática danosa ao meio ambiente e à saúde. Como forma de amenizar seus efeitos e combatê-la, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil/Defesa Civil Estadual (Cedec) realiza a Oficina Preparatória para Operação Estiagem e a Formação de Brigadas Municipais para Combate a Incêndios em Coberturas Vegetais amanhã, 19/04, no Engenho Central, Armazém 14.

A atividade, realizada por meio da Coordenadoria Regional de Defesa Civil do Interior 5, em paceria com o 16º Grupamento de Bombeiros de Piracicaba (16º GB), começa às 8h. A abertura terá a presença do prefeito Barjas Negri, da chefe da Casa Militar e Coordenadora Estadual de Defesa Civil do Estado de SP, Helena dos Santos Reis, da comandante da Guarda Civil de Piracicaba, Lucineide Maciel, e demais autoridades.

As atividades irão reunir servidores de 36 municípios que fazem parte da área de atendimento operacional do 16º GB. Durante a manhã as atividades serão teóricas, como palestras, e à tarde, práticas, com simulação de tipos de incêndios e as técnicas para seu combate. Os treinamentos serão feitos por representantes da Cedec, Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SMA), Superintendência de Controle de Endemias (Sucen), Polícia Militar Ambiental e do Corpo de Bombeiros.

De acordo com o secretário executivo da Defesa Civil de Piracicaba, Odair Melo, essa imersão será muito importante. “Nossas equipes poderão conhecer técnicas utilizadas no combate a tipos específicos de incêndio e também a equipamentos ideais para esse combate”, avalia Melo, que lembra que a Defesa Civil desempenha papel importante de auxílio ao Corpo de Bombeiros nesse tipo de ocorrência.

“Você se depara com um terreno queimando e corre apagar, mas nem sempre jogar água, por exemplo, é a melhor estratégia. Você não vai conseguir e vai se desgastar, apenas”, observa o tenente do Corpo de Bombeiros de Piracicaba, Alexandre Garcia Vieira. De acordo com o tenente Garcia, a época que favorece os focos de incêndio começa ao final de maio e segue até o início de setembro, quando termina a estiagem. “Quando for detectado algum incêndio a primeira medida é acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193”, alerta o tenente.