6/12/2018 - Piracicaba - SP

Encontro busca aproximação entre artistas plásticos e público

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A 5ª Semana de Cultura Artística traz bate-papo com integrantes da Apap (Associação Piracicabana dos Artistas Plásticos), conduzido pelo artista João Benatti, presidente da entidade. A atividade tem entrada gratuita e acontece às 19h30 desta quarta-feira (5), no Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes.

"A nossa intenção é a de aproximar o público da arte e também o artista de quem aprecia seu trabalho", explica Benatti, que é o 15º presidente da Apap, criada em 1ª de agosto de 1980, no aniversário de Piracicaba, pelo artista Archimedes Dutra. Piracicabano, Benatti é artista autodidata e incentivador da pintura ao ar livre, através do grupo ao qual iniciou junto com amigos, em dezembro de 2012, intitulado Caipiras do Plein Air.

Além do bate-papo, o encontro permitirá que os interessados tirem suas dúvidas sobre o processo de produção artística. Para tanto, os artistas que integram a associação levarão seus cavaletes, telas e tintas para demonstrar ao vivo suas pinturas. Obras já finalizadas também serão apresentadas.

"O trabalho em artes plásticas é bem diferente de outras áreas da cultura, como o teatro e a música. Por exemplo: quando um artista monta uma exposição, o apreciador vê o trabalho pronto, não entende o processo. Muitas vezes, isso separa o público do artista. Queremos que essa atividade nos aproxime também das pessoas", completa Benatti.

O presidente da Apap pretende ainda trazer ao público as principais curiosidades sobre entidade, os dados da fundação, o local da primeira assembleia e os objetivos atuais. É através da Apap que acontece a Mostra Almeida Júnior, cuja 30ª edição ocorreu em maio, na Pinacoteca Miguel Dutra, com 70 obras de 32 artistas. Criada na gestão de Eugênio Nardin, a mostra é uma homenagem a José Ferraz de Almeida Junior, aclamado pintor que nasceu em Itu e faleceu em Piracicaba, em 1899.

A 5ª Semana de Cultura Artística é realizada pela Associação de Cultura Artística de Piracicaba, presidida por Milton de Mori. Os recursos são provenientes da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo).

A programação da quinta edição começou na segunda-feira (5), com a orquestra de viola caipira As Piracicabanas e lançamento da 11ª edição da Revista de Cultura Artística. Além disso, a Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Ernst Mahle) levou para o evento seu Conjunto de Câmara, composto por alunos, orientados pelo professor de violino Paulo Souza.

Na quinta-feira (6), o produtor cultural Marcos Thadeus ministra palestra sobre as leis de incentivo à cultura. Na sexta-feira (7), a escritora e poeta Raquel Delvaje proporcionará um momento de leitura e contextualização dos poemas de dois grandes representantes do Modernismo no Brasil: Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.

Todas as ações possuem entrada gratuita, sempre às 19h30, sem a necessidade de inscrição ou retirada prévia de ingressos. O Museu Prudente de Moraes fica à rua Santo Antônio, 641, Centro. Informações: (19) 3422-3069 e www.fb.com/culturaartisticapiracicaba.