17/12/2019 - Piracicaba - SP

Currículo da rede municipal é homologado

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

curriculo interna

O currículo da rede municipal de educação básica foi homologado em solenidade realizada no fim da tarde de quinta-feira (12), no anfiteatro da SME (Secretaria Municipal de Educação). O currículo foi homologado após dois anos de estudos e trabalhos e passa a vigorar a partir de 2020. O documento vai nortear o trabalho das escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental.

“Isso é um trabalho coletivo, despendeu muita energia, muita criatividade, planejamento e paciência. É um orgulho chegar nessa data porque nós, que temos uma educação de boa qualidade, nos preparamos para um salto maior ainda”, disse o prefeito Barjas Negri. “O nosso compromisso, da administração toda, é com os nossos alunos (da educação infantil e do ensino fundamental). É a eles que nós temos que dedicar a nossa criatividade, é por eles que nós temos que trabalhar para que a gente tenha uma geração mais preparada”, completa o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Angela Jorge Corrêa, explica que o currículo terá papel integrador. “Vai unir desde as crianças do berçário até as crianças do 5º ano com uma espinha dorsal, tendo a criança no centro das ações educativas e, com certeza, vai ser um instrumento de aprimoramento da qualidade da educação municipal”, disse.

O dirigente regional de ensino, Fábio Negreiros, participou da solenidade. Ele entende que o currículo é fundamental para a melhoria da educação. “Nós tivemos que rever nossas posições porque a BNCC, que é um marco na educação brasileira, apontou para a necessidade de mudanças. Então construir currículos em conjunto, respeitando as peculiaridades dos sistemas, é muito importante”, afirma.

Para a coordenadora da educação infantil da SME, Sandra Perina, o currículo atende a realidade do município. “Esse é um currículo de rede (educação infantil e ensino fundamental) que vai nortear toda a ação pedagógica de todas as escolas. E isso é gratificante porque temos hoje um documento sonhado, um documento específico para o município de Piracicaba”, afirma.

A homologação do currículo é um marco na educação municipal. Essa é a avaliação da coordenadora do ensino fundamental da SME, Salvia Medina. “Hoje, com muito orgulho, compartilhamos o resultado de todo esse processo. Estou extremamente feliz por fazer parte desse momento histórico da educação municipal de Piracicaba. Estou feliz pelas crianças. As famílias que já se habituaram a qualidade de ensino oferecida pelo município e que agora, com o currículo, vai melhorar ainda mais”, afirma.

“Nos debruçamos nesse trabalho. Todos os conselheiros fizeram isso com muito orgulho porque reconhecem que é um momento importante e que vai trazer mais qualidade na educação para as nossas crianças”, disse a presidente do Conselho Municipal de Educação, Viviane Cavalcanti.