15/10/2019 - Piracicaba - SP

Cras Jardim São Paulo reformado é entregue à população

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba, 14 de outubro de 2019 – O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Jardim São Paulo foi entregue à população nesta manhã de segunda-feira durante inauguração da reforma do prédio, finalizada em setembro. A unidade passou por ampla reforma e volta a abrigar o serviço que atende a população daquele bairro e de outros 16 bairros. Este ano, a unidade provisória já atendeu 1826 famílias.

Presente na solenidade, o Prefeito Barjas Negri lembrou que Piracicaba conta com uma boa rede de proteção social e que o trabalho que a administração desenvolve é no sentido de manutenção, expansão e aperfeiçoamento, principalmente em áreas que a comunidade depende de equipamentos sociais, como o Cras, por exemplo, mas também como as Unidades de Saúde da Família e de escolas de educação infantil. “A gente tem um olhar especial para esta região da cidade, que conta com muitos trabalhadores e são um público que precisa muito dos equipamentos sociais. Por isso investimos nestes espaços, para promover um melhor atendimento às pessoas, além de ofertar aos funcionários um local adequado para o desenvolvimento do trabalho”. Barjas também lembrou que o equipamento que estava sendo inaugurado colaborará muito para a realização do recadastramento de famílias, que será feito no mês de outubro, para usufruírem da tarifa social da água.

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Eliete Nunes, festejou o retorno ao local de origem da unidade e pediu que a comunidade ajude a cuidar do espaço. “Retornar ao local de origem permite que o trabalho que fazemos fique mais próximo das pessoas que mais o utilizam e mais precisam. Era um anseio da comunidade que este prédio voltasse a ocupar o Cras e o olhar atento do Prefeito permitiu que nós fizéssemos esta reforma. Eu peço para que a comunidade nos ajude a preservar este local”.

A sensibilidade do prefeito para pautas urgentes também esteve presente na fala do vereador Aldisa Vieira Marques, o Paraná, da líder comunitária do Parques dos Eucaliptos, Cleusa Maria Adão Aguiar e do líder comunitário do bairro Monte Líbano, José Domingos. “É um prefeito que constrói mesmo em tempos de crise. Ele não olha para o problema, ele apresenta solução”, disse Paraná. “É um momento de festa, de alegria, que temos que agradecer ao Prefeito pelo compromisso com esta comunidade. É também um momento de responsabilidade da comunidade, que tem o dever de ajudar na preservação do espaço”, frisou dona Cleusa. “O prefeito, com sensibilidade, atendeu a um pedido da população para esta reforma”, relatou José Domingos.

A coordenadora do Cras Jardim São Paulo, Solange Mara Fontanetti Aguiar, salientou em sua fala que o espaço é o local adequado para que o atendimento às famílias seja feito da melhor forma possível e ainda cumprimentou a rede pública por prestigiar a inauguração do espaço, lembrando que a política pública, para ser efetiva, tem que ser feita em grupo.

REFORMA - A reforma começou em abril e incluiu demolição de uma parte do prédio, reforma total da cobertura, rearranjo interno das salas, reforma geral das esquadrias (portas e janelas) com algumas substituições, instalação de proteções nas janelas, reforma geral das instalações elétricas e hidráulica, reforma total do piso, pintura total, instalação de nova grade de divisa –incluindo novo portão. Depois da reforma, o prédio conta com recepção, quatro salas de atendimento, sanitários femininos, masculinos, para funcionários e para deficientes, além de depósito de materiais de limpeza, cozinha e corredor de circulação. São 230m2 de área construída em terreno de 690m2. O investimento municipal foi de R$ 328.846,78 e a empresa executora da reforma foi a Villabunker Construção e Montagens Industriais Eireli.

CRAS– O Cras está vinculado à Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e é uma unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social. Executa serviços de proteção social básica e presta orientação e informação para a população. Os Cras atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O Cras Jardim São Paulo está localizado na Rua Professor Felinto de Brito, 366 – Jardim São Paulo.

 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076