17/10/2019 - Piracicaba - SP

Comsea realiza amanhã mesa redonda em evento na Esalq

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba, 16 de outubro de 2019 – O Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Comsea) realiza amanhã, às 14h, no Pavilhão de Ciências Humanas, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a mesa redonda Ameaças à democratização e à segurança alimentar no Brasil.

A mesa redonda contará Natália Gebrim Doria, Rafael Buralli, Fábio Marchetti e Sandro Dias e terá mediação de Paulo Moruzzi Marques. Buralli abordará os efeitos de agrotóxicos na saúde dos trabalhadores rurais e a liberação massiva de agrotóxicos pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Natália tratará da agenda da segurança alimentar e nutricional no cenário atual e os esforços dos conselhos municipais de segurança alimentar .

Marchetti abordará o papel dos assentamentos rurais na conservação da agrobiodiversidade e Dias discutirá as dinâmicas e potencialidades do engajamento agroecológico no âmbito da gastronomia nacional.

Além da mesa redonda, também acontece no pavilhão exposição fotográfica da Associação Internacional Accuel Payson, que é uma rede internacional de agricultores e atores rurais que desenvolvem atividades de turismo rural, priorizando as relações humanas, a simpatia e a simplicidade. Ambas integram os eventos realizados em Piracicaba pela Semana Mundial da Alimentação.

O evento como um todo tem realização do Grupo de Pesquisa em Agriculturas Emergentes e Alternativas (Agremal) da Esalq e pelo Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional de Piracicaba, e recebe apoio do Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ecologia Aplicada (PPGI-EA), da Associação dos Docentes da USP (Adusp) e suporte da Esalq/USP, por meio do Departamento de Economia, Administração e Sociologia.

 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076