28/7/2020 - Piracicaba - SP

Começa obra de reconstrução do Complexo Aquático

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura iniciou hoje, 23 de julho, a obra de reconstrução do Complexo Aquático Dr. Samuel de Castro Neves, onde estão as piscinas públicas. A empresa responsável é a Spalla Engenheria Eireli. O investimento será de R$ 1.292.633,48. A obra começa dentro do prazo estabelecido pela Prefeitura anteriormente: o mês de julho.

Comeca obra no Complexo Aquatico

Funcionários da empresa vencedora da licitação começaram a demolir estrutura: Complexo Aquático será reconstruído

Os recursos para a reconstrução são do Financiamento à Infraestrutura do Governo Federal e de emendas parlamentares, como do deputado federal Gilberto Nascimento. O prazo de vigência do contrato é de 180 dias, a partir da ordem de serviço, podendo ser prorrogado.

O projeto de reconstrução contempla o aproveitamento da “caixa” existente da piscina atual e construção de uma piscina semiolímpica, de dimensões 25 x 25 metros, que atenderá com tranquilidade a demanda das aulas de iniciação e treinamento de atletas, já que ainda possuirá dimensões oficiais. Atenderá, ainda, a realização de eventos e terá menor custo de manutenção.

Uma outra piscina será construída para atender as aulas de hidroginástica, principalmente de grupos da Terceira Idade e outras atividades. Nos dias de competições, a piscina semiolímpica servirá de apoio e aquecimento aos atletas competidores. Também serão instalados no local bancos em alvenaria e um espaço em forma de galeria técnica, para facilitar a vistoria e manutenção das novas piscinas.

Todos os equipamentos - tubulações, bombas e filtros – serão totalmente novos. As piscinas serão preparadas para receber sistema de aquecimento da água. A Prefeitura também consertará ou substituirá, se necessário, o piso do entorno, reformará os vestiários superiores e as demais piscinas do local (biribol e adaptada).

De acordo com o prefeito Barjas Negri, o Complexo Aquático é um patrimônio do esporte da cidade e merece esse expressivo investimento.
O secretário municipal de Esportes, Pedro Mello, explica que, com as duas piscinas, o Complexo se transformará em um espaço multiuso, atendendo a demanda em todas as faixas etárias. “Teremos um complexo aquático moderno e que atenderá centenas de pessoas que praticam esporte em nossa cidade”, disse o secretário.

Com o fechamento da piscina, as aulas de hidroginástica, que foram suspensas por conta da pandemia, passaram a acontecer no Clube Cristóvão Colombo (Verão) e no Lar dos Velhinhos (Inverno). Já as aulas de natação estavam ocorrendo no próprio complexo (piscina adaptada) e no Colégio Salesiano São Mário mediante parcerias com a Prefeitura Municipal.