23/5/2012 - Piracicaba - SP

Começa concretagem de mastros da 2ª Passarela sobre o Piracicaba

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Os mastros da segunda passarela sobre o rio Piracicaba começaram a ser concretados. A partir de agora, oito etapas construtivas estão previstas até quando os dois lados da construção se unirem dando o desenho final da obra.

O serviço já ultrapassou a fase da execução da fundação e agora vai avançando sobre a calha do rio. Quando os mastros chegarem na altura de 12 metros, os primeiros estaios começarão a ser instalados e a população poderá ver a passarela tomando forma sobre o rio pelos dois lados da margem.

Segundo o Diretor-Presidente do Ipplap (Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba), engenheiro Rafael Ciriaco de Camargo, o método construtivo empregado na execução da passarela é inovador e sofisticado e há poucas obras de arte executadas neste método no Brasil. O exemplo mais conhecido é Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, localizada na marginal Pinheiros, na capital paulista.

A passarela ligará a Avenida Beira Rio ao Engenho Central, entre as ruas XV de Novembro e Rangel Pestana. Serão 152 metros de extensão com perfil em curva leve e suave, executada em concreto armado sem pilares intermediários. A largura da passarela será de quatro metros e nas cabeceiras serão construídas rampas para garantir a acessibilidade. O investimento para este benefício ao turismo da cidade será de R$ 3 milhões.

A nova passarela, além de oferecer mais uma ligação entre o complexo da Rua do Porto, com suas características gastronômico-turísticas e o complexo do Engenho Central, com suas características culturais, tal como a Pênsil, figurará como mais um ponto de contemplação do Piracicaba. 

>