4/5/2012 - Piracicaba - SP

Combate à raiva - Saúde lança campanha na zona urbana neste sábado

da assessoria de imprensa da prefeitura de Piracicaba

A campanha de vacinação contra a raiva animal na zona urbana de Piracicaba terá início no próximo sábado, dia 5 de maio. A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Zoonoses (CCZ), planeja vacinar cerca de 45 mil animais em toda campanha. Todos os animais com idade superior a 3 meses devem receber a dose da vacina.

Na zona rural, a primeira etapa da campanha terminou na última segunda, dia 30 de abril. De acordo com o secretário de saúde, Fernando Cárdenas, já foram vacinados mais de quatro mil cães e gatos. A segunda etapa será executada durante o mês de junho.

“A idéia é realizar a imunização gradativamente, com os agentes de zoonoses nos postos volantes e percorrendo todos os bairros. Já na zona rural faremos o casa a casa, a fim de garantir que até mesmo as propriedades mais distantes e de difícil acesso tenham seus animais vacinados”, completou o secretário Cárdenas.

A raiva é uma doença infecciosa aguda e mortal que acomete animais mamíferos e também o homem. Ela é transmitida por meio de mordidas, arranhões ou lambeduras de cães, gatos e morcegos contaminados. A veterinária e coordenadora do CCZ, Eliane de Carvalho, alerta sobre a importância de intensificar a vacinação de gatos, porque eles têm o hábito de caçar outros animais, entre eles o morcego, principal transmissor da raiva.

Eliane explicou ainda, que a vacinação anti-rábica é gratuita e possui um alto nível de segurança, com controle rigoroso das doses e aplicação por meio de agulhas e seringas descartáveis. “É importante que a população se conscientize da importância de vacinar seus animais de estimação contra a raiva, já que esta é a única forma de controlarmos a doença”, disse a veterinária.

As doses da vacina de cultivo celular são fornecidas pelo Ministério da Saúde, e produzirá uma resposta rápida na proteção de anticorpos contra a doença nos cães e gatos que receberem a dose.

Neste ano somente 58 municípios do estado de São Paulo farão a campanha neste primeiro momento, segundo norma técnica enviada pelo Instituto Pasteur, da Secretaria Estadual de Saúde. Na região, apenas 3 municípios realizarão a campanha, além de Piracicaba: Rio Claro, Capivari e Conchal, todos eles com ocorrência de casos de raiva em morcego nos últimos 3 anos.

>