8/10/2019 - Piracicaba - SP

Barjas autoriza licitação de 4 projetos voltados para educação ambiental

da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

interna 4 Selecao do material bruto que chega a CTR(1)_1

O prefeito Barjas Negri aprovou a abertura de licitação para a implantação de quatro projetos para a área de educação ambiental. Barjas se reuniu com o secretário de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), José Otávio Machado Menten, para discutir as propostas e autorizou as licitações.

Os recursos utilizados – no valor previsto de R$ 1,1 milhão - para a contratação dos projetos é proveniente da Parceria Público Privada (PPP) de limpeza pública, a qual destina 0,5% da sua contraprestação mensal para projetos e ações de educação ambiental voltados a resíduos sólidos domésticos.

Um dos projetos envolve contratação de serviço para digitação, tabulação e análise da pesquisa de satisfação e informação da Campanha Educativa para a Coleta Seletiva. O objetivo é interpretar dados da pesquisa de satisfação sobre a coleta seletiva realizada no período de agosto/2017 a maio/2019, que teve intuito de orientar a população piracicabana sobre a forma correta de separação de recicláveis e utilização do serviço de coleta seletiva do município.

Outro será a contratação de desenvolvimento e impressão de materiais educativos sobre resíduos sólidos para elaboração e impressão de materiais educativos e informativos, possibilitando que a população piracicabana se envolva no processo de gerenciamento de resíduos disponibilizados pelo município, minimizando o uso de descartáveis e destinando corretamente os resíduos sólidos.

A terceira licitação será para contratação de empresa para serviços voltados à educação ambiental e resíduos sólidos no município de Piracicaba. O objetivo é a realização de intervenções educativas e planos de ação envolvendo lideranças e grupos comunitários, de comunidades consideradas prioritárias, principalmente pela baixa participação no sistema de coleta seletiva oficial e pelo alto índice de descarte irregular de resíduos.

A quarta licitação será para locação de ônibus para transporte de grupos comunitários e escolares de Piracicaba para conhecerem e valorizarem as estruturas e tecnologias de gerenciamento de resíduos sólidos existentes no município.

“Os projetos são voltados para profissionais da educação básica, agentes sociais, agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, associações de bairros e todas as pessoas interessadas no tema resíduos. A Administração busca, sempre, seja por meio de obras ou pela educação ambiental, transformar Piracicaba em uma cidade sustentável e com melhor qualidade de vida”, explica Menten.

 A elaboração dos projetos foi realizada pelo Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA), com participação de funcionários das secretarias de Meio Ambiente, Educação e Saúde, Comdema (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente), Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) e Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz/Universidade de São Paulo)

Nas atividades desenvolvidas pelos projetos, as secretarias de Saúde, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social e Educação serão envolvidas diretamente.

Fonte: CCS