11/8/2017 - Piracicaba - SP

53,3% dos consumidores vai presentear no Dia dos Pais

da assessoria de imprensa da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba

 

Pesquisa encomendada pela Acipi aponta que 53,3% dos piracicabanos deve comprar presentes neste Dia dos Pais. Com margem de erro de 4,8% e nível de confiança de 95%, o levantamento foi realizado pela CW7 Pesquisas, entre os dias 27 e 29 de julho, com 400 moradores de Piracicaba.
 
Na comparação com o Dia dos Pais do ano passado, o resultado deste ano se mostra 3,09% inferior – quando as afirmativas alcançaram 55%. Mas, as expectativas para a data já são 5,54% melhores que o apurado para a data comercial anterior– que chegou aos 50,5% no Dia dos Namorados.
 
“Apesar de não apresentar uma progressão na comparação com o ano passado, as expectativas de compra para o Dia dos Pais deste ano já demonstram números melhores que os observados na data comercial anterior. E esse comportamento está condizendo com uma melhora que temos observado, também, no ambiente de consumo. Por uma via, a desaceleração da inflação tem aberto caminho para uma, mesmo que pequena ainda, contenção da inadimplência. Na outra mão, a trajetória das pessoas que estão recuperando sua condição creditícia tem ganhado bastante corpo nos últimos meses. Esses estímulos atuam na recomposição do poder aquisitivo das famílias, reabilitando-as para o consumo, o que, por sua vez, impacta numa melhor expectativa para as vendas no período”, avalia Paulo Roberto Chacoli, presidente da Acipi.
 
TENDÊNCIAS – Segundo a CW7 Pesquisas, a maior parte dos entrevistados que afirmou que iria presentear disse que gastará até R$ 100,00 – o que representa 63,3%. Mas o interessante, segundo a instituição, é que a disposição dos valores melhorou do ano passado para cá. “Um dado positivo é que 20% dos entrevistados com intenção de compra pretende gastar mais neste ano do que em 2016, e outros 58,7% pretendem gastar a mesma quantia que em 2016. O ticket médio gasto por consumidor também subiu um pouco, com uma parcela maior que gastará mais de R$ 100,00 comparado com 2016”, diz Walton Pousa, coordenador da pesquisa.
 
O perfil de consumidor que prevaleceu foi o que prefere comprar na cidade e não acumular dívidas. “A grande maioria (78,9%) pretende pagar à vista e em Piracicaba (94,4%), o que demonstra a força do comércio Piracicabano. Por isso, é importante salientar que o atendimento no ato da compra é o principal fator de escolha de uma loja pelo consumidor”, conclui Pousa.
 
CAMPANHA – Para incrementar as vendas para o período, o Departamento de Promoções da Acipi desenvolveu a promoção: “Seu pai vai curtir estes prêmios”. Com validade até 20 de agosto, a ação sorteará: um vale-compras no valor de R$ 2 mil; um vale-compras de R$ 500, 28 vale-compras de R$ 300 e 15 coolers. A promoção é autorizada pela Caixa Econômica Federal, com certificado nº. 6-5279/2017.