18/4/2012 - Piracicaba - SP

30 mil pessoas prestigiaram o Show Aéreo Nacional em Piracicaba

da assessoria de imprensa da prefeitura de Piracicaba

A terceira e última etapa do Show Aéreo Nacional em Piracicaba, aconteceu neste final de semana,encerrando as três fases do evento, que reuniu um público de aproximadamente 30 mil pessoas ao todo.

Além da quebra de recordes brasileiros e sul-americanos, nas categorias feminina e masculina e em diferentes modalidades do paraquedismo, o público pode observar nos céus da cidade a realização de mais de 300 saltos individuais e duplos por dia, exibições de aviões clássicos, modelos únicos, apresentação da Esquadrilha BR Aviation, voos livres, balonismo e aeromodelismo, exposição da réplica do avião Demoiselle, de Santos Dumont, homenagens e atividades gratuitas ao público em geral.

Durante o domingo, último dia do evento, além da presença de autoridades do meio aviatório, um dos destaques foi a participação do jornalista e aviador Willian Wack, do comandante Carlos Edo e sua esposa, Monica Edo, tb piloto, ambos da internacional Esquadrilha BR Aviation. No domingo, o evento recebeu ainda a participação do jornalista Willian Wack, apresentador do Jornal da Globo e também piloto.

O helicóptero Águia da Polícia Militar ficou exposto ao público e os policiais irão mostrar o material usado para busca e salvamento. O GaFAB (Grupo de Apoio à Força Aérea Brasileira) para busca e salvamento, também participou do evento.

Atividades gratuitas também marcaram o evento, como o Cine 6D, um simulador de voos para viagens interplanetárias, passeios de balão ancorado, à altura de até 30 metros, sorteios para saltos duplos de paraquedas. Como atividade de encerramento do evento, houve o Ecojump, um salto ecológico, quando os paraquedistas espalharam do ar sementes de mudas de plantas nativas, demonstrando a preocupação de lançar um olhar do alto para o meio ambiente.

Ao todo, cerca de 200 profissionais por dia se envolveram no evento, principalmente com a finalidade de superar os recordes brasileiros e sul-americano em diferentes modalidades.

Na avaliação de Rômulo de Sousa, presidente da PQD-Mil (Associação Brasileira de Paraquedistas das Forças Armadas e Operacionais), o Show Aéreo trouxe luz a esse tipo de atividade turística em Piracicaba. Ele disse que a população de toda a região demonstrou grande interesse pelo evento, fortalecendo a proposta de desenvolvê-lo novamente, incluindo-o no calendário oficial de atividades. “Isso serve como um grande incentivo também aos profissionais envolvidos, que se esforçaram para trazer a Piracicaba o que há de melhor em exibições do gênero. O retorno expressivo do público foi excepcional.”

Para a secretária municipal de Turismo, Rose Massarutto, o evento foi considerado um sucesso como proposta de divulgar e fomentar o turismo aéreo em Piracicaba. “Importante destacar a participação dos profissionais da área e que conseguimos trazer esse profissionalismo a Piracicaba, somando esforços com a Confederação Brasileira de Paraquedismo, a PQD-Mil, pilotos de acrobacias e o público em geral, focado na tradição aérea", falou a secretária.

O Show Aéreo Nacional em Piracicaba é um projeto da PQD-Mil, com realização da Setur (Secretaria Municipal de Turismo) e Ministério dos Esportes.

>