Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017

25/4/2012 - Piracicaba - SP

II Workshop Municipal de Formação Profissional prossegue nesta 4ª feira com palestras




da assessoria de imprensa da prefeitura de Piracicaba

A programação do II Workshop prossegue nesta quarta-feira (25), no Auditório do Armazém 14, no Engenho Central e prevê diversas palestras que começam às 9 horas.  O evento é uma iniciativa da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre), em parceria com a Diretoria Regional de Ensino; Secretaria Municipal de Educação; Secretaria Municipal de Cultura e 16 Escolas Técnicas de Piracicaba.

O Workshop tem por objetivo geral apresentar profissões/cursos das Escolas Técnicas da cidade de Piracicaba, assim como atuação no mercado de trabalho dos profissionais formados pelas mesmas, buscando informar, sensibilizar e instigar o interesse de estudantes de Ensino Médio em Cursos Técnicos profissionalizantes, assim como de familiares e comunidade em geral.

O público alvo prioritário do evento é constituído por estudantes do 1° ano do ensino médio da rede estadual (noite), 2° ano do ensino médio da rede estadual (manhã e noite) e EJA, totalizando 5.500 jovens em 2012, apenas em Piracicaba. O evento também é aberto a pais e familiares dos estudantes e público em geral.

A secretária Angela Corrêa comenta que esta realização busca, antes de tudo, proporcionar aos jovens o contato com a realidade da formação profissional, complementando sua formação acadêmica. “Eles poderão descobrir a aplicação da teoria no mundo real do trabalho, dos conhecimentos científicos adquiridos no ensino formal, integrando-se na sociedade de forma plena e cidadã, via inserção no mercado de trabalho, onde a formação profissional representa um grande investimento”.

Segundo a secretária, o Workshop é também uma forma de promover maior interação e integração entre empresas, trabalhadores, escolas técnicas e ensino formal, fazendo uma espécie de "casamento" entre teoria e prática, gerando cursos que ofereçam os profissionais demandados pelo mercado. “Além, é claro, de sensibilizar jovens, familiares e a sociedade com relação aos impactos positivos da Educação Profissional Plena (saber, saber fazer e saber ser) para o desejável crescimento econômico”.

Para ingressar no mercado de trabalho, observou a Angela, é necessário qualificação em todas as áreas, fato que exige do trabalhador buscar habilitação no ensino profissionalizante de nível médio, bem como em cursos de qualificação e aperfeiçoamento em sua área. “A formação técnica de jovens e adultos e o investimento na qualificação em diferentes áreas, facilitam o acesso ou a recolocação no mercado de trabalho”.

A programação do Workshop foi elaborada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Renda de Piracicaba e Diretoria Regional de Ensino, em conjunto com as escolas de ensino técnico de nível médio, como: Colégio Cidade de Piracicaba - Anglo, Centro de Educação Profissional de Piracicaba – CEPP/FUMEP, Colégio Técnico Industrial de Piracicaba – COTIP, ETB Enfermap, Escola de Saúde de Piracicaba – ESAUP, ETEC Cel. Fernando Febeliano da Costa, ETEC – Dep. Ary de Camargo Pedroso, Escola de Música de Piracicaba “Maestro Ernst Mahle” - EMPEM, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFSP, Microcamp, Colégio Técnico PoliBrasil, SENAC, SENAI
“Mário Dedini”, SENAI “Mário Henrique Simonsen”, SESI “Mário Mantoni”, SEST/SENAT.

O evento tem como patrocinadores máster a Caterpillar Brasil, Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (SIMESPI) e Drogal. Também conta com o patrocínio da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Raízen, Oji Papéis Especiais, Líder Papelaria, Caixa Econômica Federal, Klabin, Associação das Construtoras de Piracicaba – ASCOPI, Sindicato das Empresas de Transporte de Carga de Piracicaba e Região– SINDETRAP, Grupo Supricel, CIESP, Elring Klinger, Vagas Piracicaba, Frias Neto, Vilage – Marcas e Patentes, Painco e Stand by Media.

Os apoiadores e parceiros da iniciativa são a Prefeitura, Centro de Reabilitação de Piracicaba, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), Centro de Integração Empresa Escola (CIEE), ComEmprego, Conselho das Entidades Sindicais de Piracicaba (CONESPI), Vozes da Caterpillar, FATEC, Instituto Formar de Aprendizagem Profissional, Café Morro Grande, Pira21, Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba, Ação Cultural, SERT, Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário (SINTICOMPI), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Piracicaba ( STIAP), Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas de Material Elétrico de Piracicaba, Rio das Pedras e Saltinho (STMP), TCAP e UNIMEP.

PROGRAMAÇÃO
QUARTA-FEIRA (25/04/12)
Auditório do Armazém 14
9h – “Segurança nas Redes Sociais” – Sr. Clayton Lotar Antico Burger / MICROCAMP.
10h – “Humanidade 5.0 e o Desafio para Ingresso e Adequação ao Mercado de Trabalho” – Sr. João Calos Góia – SENAC.
20h – Desafios do profissional do futuro – Necessidades e expectativas do mercado de trabalho – Sr. José Fernando da Fonseca – Frias Neto.
21h – “Importância dos Elementos Químicos na Alimentação e como Detectá-los” – Sr. Paulino Florencio de Souza / Colégio Cidade Piracicaba.
 
QUINTA-FEIRA (26/04/12)
Auditório do Armazém 14
9h – “Oportunidades no Mercado de Trabalho” – Sra. Juliana Cristina de Lima / ETEC Piracicaba.
10h – “O Mundo do Trabalho” – Sra. Liliane Maria Calderan / ETB ENFERMAP.
20h – “Por que fazer curso técnico?” – Sr. Célio Goouveia / ESAUP.
21h – “O Promissor Panorama de Mercado aos Futuros Profissionais com Formação Técnica” – Sr. José Antonio Ribeiro Neto /



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email
Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2017, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.