Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

28/3/2019 - Piracicaba - SP

Frentes de Trabalho participam de capacitação




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba, 27 de março de 2019 – Os bolsistas do Programa Emergencial de Auxílio-Desemprego – Frente de Trabalho participam desde meados de março do curso Serviço de Atendimento ao Trabalhador, uma orientação e capacitação dos beneficiários para o futuro no mercado de trabalho, realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads) e o curso de Psicologia da Universidade Metodista de Piracicaba.

Hoje, dia do 3º encontro, foi o dia dos bolsistas conhecerem um pouco mais sobre o Centro de Artes e Ofícios (Caof) e os cursos oferecidos nas três unidades e também saber mais sobre empreendedorismo.

No total o curso terá seis encontros, uma vez por semana. Ao longo do ano, outras três edições acontecem para dar conta de atender todos os beneficiários. Todos os encontros acontecem na Smads, das 14h às 16h e abordam, entre outras temáticas, a qualificação pela escolarização, o comportamento esperado em entrevistas de emprego, informações sobre previdência e seguridade social, como manter o emprego, entre outros.

Sthepanie da Silva Guimarães, de 21 anos, bolsista há 15 dias atuando no Cras Vila Sônia como recepcionista, está satisfeita com o curso. “São informações importantes que vão me auxiliar daqui para a frente”. Desempregada há mais de um ano faltando um ano para completar o ensino médio, ela está gostando da oportunidade de atuar no Cras e poder trabalhar. “Ainda pretendo voltar a estudar para melhorar as minhas chances no mercado de trabalho”.

Frente de Trabalho – O Programa Emergencial de Auxílio Desemprego - Frente de Trabalho é um programa de caráter assistencial, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, visando proporcionar ocupação, qualificação profissional e renda para cidadãos integrantes da população desempregada residente em Piracicaba. Tem como objetivo atender a população desempregada há mais de um ano comprovando em Carteira de Trabalho, que resida no município de Piracicaba e seja família atendida pela rede socioassistencial do município e devidamente cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais.

Os bolsistas, que recebem um salário-mínimo por mês, podem participar do programa por no máximo nove meses, tendo uma jornada semana de 30 horas. São família prioritárias para inserção no programa as que tenham identificado trabalho infantil; casos de violência e/ou negligência, crianças/adolescentes fora da escola; situação de acolhimento; cumprimento de medida socioeducativa; situação de abuso e/ou exploração sexual; situação de rua e vulnerabilidade social e egresso do sistema prisional. Atualmente há 130 vagas, com bolsistas nas Secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social, Esportes, Lazer e Atividades Motoras, Saúde, Agricultura e Abastecimento, Defesa do Meio Ambiente, Ação Cultural e Turismo, Trânsito e Transportes e Trabalho e Renda e Obras.

Os bolsistas são encaminhados por diferentes serviços da Smads para Central de Cadastro Único, responsável pelas vagas abertas pelas Secretarias.

Confira o cronograma de encontros:

Cronograma

 IMG_1686

1º ENCONTRO ( 13/03/2019 – das 14h às 16h)

Apresentação dos Estagiários e Participantes (Dinâmica de Grupo);

Apresentação do Cronograma;

Emprego X Trabalho;

Emprego Formal X Emprego Informal;

Palestra sobre Previdência Social - INSS.

 

2º ENCONTRO ( 20/03/2019 – das 14h às 16h)

CEEJA – (Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos);

Vídeo -Vida Maria;

A Procura pelo Emprego (Qualidades e Comportamentos na Entrevista de Emprego);

Vídeo – Entrevista de Emprego;

Simulação simples de como se comportar em uma entrevista de emprego;

Dicas para manter-se no emprego;

O que é valorizado nos profissionais;

O que o mercado de trabalho espera de nós?

 

3º ENCONTRO ( 27/03/2019 – das 14h às 16h)

Palestra CAOF (Centro de Artes e Ofícios)

Vídeo - Características do Empreendedor;

Vídeo – Reportagem sobre o Trabalho Informal;

Dinâmica de Grupo – Nós;

Vídeo – Importância do Trabalho em Equipe.

 

 

4º ENCONTRO ( 03/04/2019 – das 14h às 16h)

Palestra sobre Saúde Mental e álcool e outras drogas no ambiente de trabalho (participação de um(a) profissional do CAPS AD).

Dicas para manter-se no emprego;

O que é valorizado nos profissionais;

O que o mercado de trabalho espera de nós?

Vídeo – Uma Mulher de Talento.

 

5º ENCONTRO ( 10/04/2019 – das 14h às 16h)

Características do Currículo;

Elaboração dos Currículos com os Participantes;

Vídeo – Foco;

Vídeo - Mosca.

 

6º ENCONTRO ( 17/04/2019 – das 14h às 16h)

Dinâmica de Grupo - Caminho às Cegas;

Vídeo – Bondade e Generosidade;

Dinâmica de Grupo - Papel Amassado;

Avaliação dos Participantes;

Agradecimentos;

Entrega de Certificados e Currículos;

Fabula - O Sábio e o Passarinho;

Confraternização.

 

 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.