Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

4/4/2019 - Piracicaba - SP

Estação Ecológica Ibicatu é mapeada para virar local de observação de aves




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Membros do Conselho da Estação Ecológica de Ibicatu, acompanhados por um ornitólogo, realizam estudo para verificar o potencial da Estação Ecológica Ibicatu virar ponto de observação de aves. A equipe esteve no local ontem, 28/03, para mapear os melhores pontos para a prática.

Na primeira visita, os membros do conselho e o ornitólogo e biólogo Valdir Felipe, julgaram que os melhores pontos encontram-se na borda da vegetação da Unidade, locais de maior luminosidade, o que facilita a atividade.
 

"Ibicatu tem um enorme potencial para observação de aves devido à preservação e à flora riquíssima. Em duas horas foi possível observar mais de 40 espécies diferentes", analisou Felipe. Entre as espécies vistas pelo grupo estão a gralha-do-campo, pica-pau-do-campo, miudinho, biguatinga e coleirinho.
 

Mantida pelo Fundação Florestal, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado, a unidade de conservação ainda é desconhecida da população, mas sua importância ambiental é grande. Para o analista ambiental da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema), Giovanni Batista Campos, é importante que todo trabalho a ser desenvolvido na unidade tenha como ponto principal a educação ambiental voltada à preservação.
Vista geral da Ibicatu
 

PROTEGIDA - A Estação Ecológica de Ibicatu é uma unidade de Conservação de Proteção Integral. Com uma área de aproximadamente 76,4 hectares está localizada na região centro-oeste de Piracicaba, entre Piracicaba e Anhembi, km 173. Nela, é possível encontrar jequitibás-rosa e perobas, árvores centenárias que constituem um patrimônio natural sem igual. Exerce importante função na manutenção dos recursos hídricos, regulação climática, servindo de abrigo e propiciando alimento à fauna.

Pica-pau-do-campo (foto de Luciano Monferrari)


A visitação ao local somente é permitida mediante autorização do órgão gestor e com agendamento prévio.
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: eeibicatu@gmail.com



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.