Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

22/2/2018 - Piracicaba - SP

Entidades apresentam projeto "Pacto pela vida"




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Projeto “Pacto pela vida” foi apresentado nesta terça-feira (20) de manhã, no Museu da Água, em Piracicaba. A iniciativa é do Cerest (Centro de Referência de Saúde do Trabalhador), que integra o Cevisa (Centro de Vigilância em Saúde) da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade).

O objetivo do “Pacto” é reduzir o número de acidentes de origem elétrica na região de Piracicaba. Segundo Alessandro José Nunes da Silva, técnico em segurança do trabalho do Cerest Piracicaba, em diversos casos os acidentes com a rede elétrica decorrem da falta de cuidados especiais e a negligência de trabalhadores que insistem em não utilizar os equipamentos adequados para execução de tais tarefas, o que resulta nos principais motivos causadores de ocorrências dessa natureza.

Para Silva, os acidentes de trabalho graves e fatais envolvendo as atividades próximas às linhas energizadas, colocam em xeque a evolução da distribuição elétrica no País. “É reconhecida a dependência social do uso da energia elétrica por tecnologias que operam mudanças na qualidade da vida humana, proporcionando melhoria do bem-estar dos cidadãos. Contudo, estes benefícios não podem ser adquiridos com a morte de pessoas por choque elétrico”, disse.

Neste sentido, o profissional destacou que entre as ações do Cerest Piracicaba está em alertar a população e aos profissionais, dos riscos de acidentes. “Nosso trabalho é conscientizar que a maioria das fatalidades acontecem com atividades tidas como corriqueiras e envolve profissionais. Os principais casos acontecem durante reformas e construções prediais, atividades de telecomunicações, pintura, manutenção de calhas, limpeza de caixa d’água, por isso é imprescindível alertar sobre os perigos”, afirmou Silva.

CONCURSOS - Durante o evento, a Abracopel apresentou dois projetos que pretende lançar em Piracicaba como forma de estimular a conscientização sobre os riscos de acidentes com energia elétrica. Trata-se do Concurso Nacional de Redação e Desenho para os alunos das escolas públicas e o Prêmio de Jornalismo Regional de Piracicaba. As inscrições para o prêmio, no entanto, ainda não foram abertas.

O concurso estudantil será para alunos de seis a 18 anos das escolas públicas municipais, estadual e do Sistema S (Sesi, Sesc e Senai). O calendário pode ser encontrado no site www.abracopel.org.br. Neste mesmo endereço, há informações sobre o prêmio de jornalismo, que, de acordo com o diretor executivo da associação, Edson Martinho, consiste numa ação de estímulo aos profissi9onais de mídia, “incentivando-os a pautarem matérias de conscientização para a população leiga”.

De acordo com a entidade, nos últimos oito anos, ocorreram no Brasil, 2.411 casos de mortes em atividades próximas a rede elétrica, segundo dados da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), quadro que demandou ações diversas, caracterizando-se como um problema de saúde pública.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.