Domingo, 5 de Maio de 2024

Mais lidas da semana

14/7/2020 - Piracicaba - SP

Engenho Central: reforma de barracões é concluída




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Após 40 dias de reforma parcial e adequação da estrutura e rede elétrica, os barracões 09 e 10 do Parque do Engenho Central ganharam novo visual, sem comprometer as característica arquitetônicas originais. Os serviços realizados pela TCS Construções que deveriam ser concluídos em 60 dias, foram entregues à administração pública antes do prazo previsto.

A partir de agora, a administração do Parque terá uma sala exclusiva no espaço reformado, ao lado da coordenadoria do Programa Movimentação Cultural e Centro de Documentação, Cultura e Política Negra (CDCPN).

IMG-20200709-WA0059

Nova sala de reuniões refomadas

Segundo Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural e Turismo, os serviços foram executados com qualidade. “A troca de parte da estrutura de madeira comprometida, a recuperação das terças metálicas, colocação de forro anti-chamas e luminárias de led, além dos demais serviços trouxeram para este espaço um novo e belo aspecto e muita funcionalidade”, explica.

A obra contemplou a recuperação e troca de janelas, telhado, banheiro, forro, divisórias, portas, rede elétrica e pintura. Os serviços fiscalizados pelos engenheiros da Secretaria Municipal de Obras (Semob) foram necessários devido o incêndio registrado em setembro de 2019, que destruiu parte do patrimônio histórico da cidade.

Adney de Abreu e Agnaldo Oliveira do CDCPN, Tatiane Caetano, Rosângela Camolese e Maria Ivete de Araújo

O incêndio

O incêndio atingiu parte do piso superior dos barracões 09 e 10 do Parque do Engenho Central. No momento do incidente, o alarme de incêndio foi acionado colaborando para a rápida chegada do Corpo de Bombeiros e combate do fogo, com o uso da água do caminhão e o reservatório do Engenho.

O laudo pericial do Instituto de Criminalística da Superintendência da Polícia Técnico-Científica, da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo apontou que o fogo foi causado por curto circuito no cabeamento elétrico.

Durante a ocorrência foram queimados materiais de uso em ações culturais e de escritório, figurinos e alguns documentos do Centro de Documentação, Cultura e Política Negra que, segundo Agnaldo Oliveira, presidente do Conselho Deliberativo do CDCPN, já haviam sido digitalizados e catalogados. “Apesar disso, para mantermos viva a nossa história e cultura, buscamos neste tempo em que ficamos sem o espaço físico, parcerias na Câmara de Vereadores e também fora de Piracicaba, a fim de encontrarmos documentação negra para acrescentarmos àquelas já existentes no acervo do Centro”, comenta.

Engenho Central

O Engenho Central é um patrimônio histórico tombado no âmbito municipal pelo Codepac – Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural e também estadual, pelo Condephaat – Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico, e encontra-se em processo de tombamento nacional pelo Iphan - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.

O local reúne edificações dos séculos XIX e XX que já abrigaram moendas, caldeiras e armazéns para a produção e estocagem de açúcar e álcool. Nos dias atuais é utilizado como um espaço cultural que recebe festivais, festas, shows, exposições, espetáculos entre outras atividades.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.