Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

23/4/2019 - Piracicaba - SP

Educatrilha na Escola 2019 será lançado quarta (24)




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Na quarta-feira (24) acontece o lançamento do Programa de Educação Ambiental Educatrilha na Escola, a partir das 19h, no Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação - Rua Cristiano Cleopath, 1.902 – Bairro dos Alemães.

Realizado pela Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Piracicaba (Sedema) e pelo Instituto Florestal, o Educatrilha conta com o apoio da Secretaria Municipal de Educação, da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba, da Fundação Florestal, da Esalq (Laboratório de Educação e Política Ambiental - OCA e Grupo de Estudos Desafios da Prática Educativa - GEDePE) e do Grupo Multidisciplinar de Educação Ambiental (GMEA).

O projeto tem como objetivo integrar as visitas à Estação Experimental de Tupi a processos de educação ambiental críticos e permanentes através de um concurso envolvendo escolas municipais, estaduais e particulares.

O EducaTrilha na Escola é um concurso de projetos de educação ambiental voltado para as escolas públicas e particulares de Piracicaba, incluindo visitas à Estação Experimental de Tupi.

O Educatrilha na Escola visa:

  • Fomentar processos crítico-reflexivos, participativos, contínuos e permanentes de educação ambiental nas escolas, comprometidos com os princípios das Políticas Nacional, Estadual e Municipal de Educação Ambiental (PNEA, PEEA e PMEA);

  • Estimular o desenvolvimento de visitas escolares na Estação Experimental de Tupi, integradas a processos de educação ambiental nas escolas e com metodologias que valorizem as especificidades desse espaço educativo;

  • Valorizar e desenvolver a liderança docente no planejamento, execução e avaliação dos processos de educação ambiental a serem desenvolvidos nas escolas, envolvendo as visitas na Estação Experimental de Tupi;

  • Ser um projeto de referência para a construção de políticas públicas de educação ambiental inovadoras com o público escolar nas áreas protegidas do Estado de São Paulo e do município de Piracicaba, bem como áreas verdes e parques urbanos.

A premiação é realizada por categorias e o prêmio é uma viagem pedagógica com representantes das escolas (professores, coordenadores ou gestores) a uma área protegida do Estado de São Paulo, integrante do Sistema Ambiental Paulista, definida de forma conjunta pela equipe organizadora e participantes dos encontros formativos. Os critérios de pontuação foram construídos com base nas Políticas Estadual e Municipal de Educação Ambiental e nas demandas da Diretoria de Ensino da Região de Piracicaba e da Secretaria Municipal de Educação de Piracicaba

Serão oferecidos encontros formativos aos professores, sendo disponibilizadas vagas para 20 escolas, onde poderão participar até 2 professores por escola, totalizando 40 participantes por encontro. Caso o número de interessados seja abaixo de 40 serão disponibilizadas mais vagas para professores por escola, considerando-se a ordem de inscrições por data.

A primeira edição do programa, no formato de concurso de projetos, aconteceu em 2018 e surgiu a partir dos resultados de um projeto de pesquisa que analisou o papel educativo de visitas escolares em áreas protegidas, bem como se insere no contexto de busca por aprimoramento das políticas públicas com o público escolar em áreas protegidas do Estado de São Paulo e áreas verdes/parques urbanos do município de Piracicaba.

Serviço:

Lançamento do Educatrilha na Escola 2019

Data 24/04/2019

Horário: 19h

Local: Anfiteatro da Secretaria Municipal de Educação

Rua Cristiano Cleopath, 1902 – Bairro Alemães



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.