Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

9/4/2020 - Piracicaba - SP

Disk Animais faz 9 apreensões desde janeiro




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Desde o início do ano, o Disk Animais já recolheu nove animais de grande porte entre cavalos, jumentos e mulas que estavam soltos, de maneira irregular, nas ruas e áreas verdes do perímetro urbano de Piracicaba.

O Disk Animais é um serviço vinculado ao Pelotão Ambiental que recolhe médios e grandes animais abandonados em vias públicas e áreas verdes da cidade, além de atender denúncias de maus tratos em relação aos mesmos, explica a veterinária Marianna Curi, a responsável pela parte técnica do serviço, que está funcionando normalmente durante a quarentena do coronavírus (Coronavid-19).

O serviço apreende bovinos, caprinos, ovinos, suínos, equinos, asininos (jumentos e jumentas) e muares (burros e mulas). “Muitos são animais criados em áreas urbanas, o que é proibido, outros são mantidos de forma irregular ou estão pastando em terrenos particulares”, diz Marianna. “O maior perigo maior são os que ficam soltos em vias públicas e rodovias”, acrescenta.

Após o recolhimento, o animal permanece em quarentena na sede do Disk Animais, recebe cuidados gerais, é vacinado (conforme a necessidade) e submetido a exames veterinários e laboratoriais - por exemplo, a coleta de sangue para determinar se está anêmico ou com outros problemas de saúde e/ou doenças.

Para retirar o animal apreendido, o proprietário precisa pagar uma multa que normalmente varia de R$ 238,00 a R$ 492,00 (mas que aumenta em caso de maus tratos), as diárias de permanência no Disk Animais e assinar uma declaração de posse do animal, relata Marianna.

ESTADIA e LEILÃO - Anualmente, o Disk Animais recolhe em torno de 40 animais das ruas de Piracicaba. Desse total, um média de 25 são recuperados por seus donos, que têm 10 dias para a retirada do animal, conforme previsto no Decreto Municipal Nº 18.026, de 23 de setembro de 2019.

“A partir do 11º dia, o animal passa a ser de propriedade da Prefeitura e, então, quando se forma um lote é promovido um leilão público, com aviso e publicação no Diário Oficial", conta Marianna, que também é coordenadora do Grupo de Trabalho de Fauna da Secretaria Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Sedema).

O serviço é executado em conformidade com legislações sanitárias estaduais e municipais, além de estar cadastrado junto ao Gedave (Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. Cada apreensão de animal na cidade e imediatamente incluída no banco de dados do Gedave.

A equipe do Disk Animais é composta pela veterinária, cinco tratadores, um motorista e quatro guardas civis do Pelotão Ambiental, que têm competência fiscalizatória.

 

O Disk Animais é um serviço vinculado ao Pelotão Ambiental


O LOCAL - O Disk Animais está situado à rua Alberto Coral, 1.500, na Vila Fátima, numa área de 45 mil metros quadrados (m²) localizada dentro da fazenda do Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico do Centro Sul (Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo.

O telefone do Disk Animais para denúncias é o (19) 3426-1996.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.