Terça-Feira, 23 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

11/10/2018 - Piracicaba - SP

Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas é debatido com gestores de escolas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba, 10 de outubro de 2018 – Gestores das escolas municipais e estaduais, além de profissionais da assistência social, debateram nesta manhã (10), no Salão Nobre da Fundação Municipal de Ensino (Fumep) a segurança e a saúde nas escolas, a partir da temática Escola enquanto espaço de libertação do ciclo vicioso do trabalho infantil. O evento contou com apresentações culturais dos Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) e transmissão do documentário Nunca me sonharam.

Presente na solenidade de abertura, o Prefeito Barjas Negri lembrou que Piracicaba realizou um pacto pela infância, que inclui em resultados a redução da mortalidade infantil, o número de atendimento de crianças de 0 a 3 anos maior que a média nacional e um número elevado de escolas em tempo integral. “Piracicaba fez um pacto pela infância, que inclui redução de índices de mortalidade infantil. Nossa educação infantil atende 60% das crianças de 0 a 3 anos, enquanto a média nacional é de 30% e ainda temos 18 escolas estaduais em tempo integral, das pouco mais de 500 escolas distribuídas no Estado”. Ele também lembrou que o município é adepto do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - Peti, do Governo Federal, e desenvolve diferentes atividades na área de assistência social, saúde e educação, como é o caso do Case, realizado em parceria entre a Associação Atlética Educado Pelo Esporte e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes). O Case é um serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos que oferece atividades no contraturno escolar para crianças com vulnerabilidade social, prioritariamente aquelas que se encontram em situação de trabalho infantil.

O evento, alusivo o dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas, comemorado hoje, teve realização da Prefeitura de Piracicaba, por meio das Secretarias Municipal de Desenvolvimento Social, Saúde e Educação e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, por meio da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil de Piracicaba (Competi).

O dia nacional de segurança e saúde nas escolas foi instituído por lei federal em 2012, para que as temáticas da saúde e da segurança fossem discutidas no ambiente escolar. Este ano, Piracicaba entendeu que a pauta do trabalho infantil era condizente com o tema porque quando o ser humano é inserido de forma precoce e irregular no mundo do trabalho, a saúde a segurança desta criança pode estar comprometida e a escola é o principal lugar para acolher as crianças para que elas possam ter oportunidades e condições de quebra deste ciclo.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.