Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

22/8/2019 - Piracicaba - SP

Dia D ganha força com adesão de hospitais, clínicas particulares, universidades e empresas




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura de Piracicaba, por meio da Secretaria de Saúde, vai liderar uma grande mobilização no dia 31 de agosto, sábado, das 8h às 16 horas, como atividade de encerramento do mês de aniversário dos 252 anos de Piracicaba.

Trata-se do “Dia D da Saúde”, quando equipes do Departamento de Atenção Básica (DAB), hospitais, núcleos de especialidades médicas, instituições de ensino e empresas, em ações conjuntas, oferecerão serviços gratuitos de saúde à população, como consultas, exames, atividades de orientação e prevenção etc.

Com o intuito de envolver toda a cidade, serão montadas tendas em pontos estratégicos (praças José Bonifácio, Takaki, Parque da Rua do Porto e na praça ao lado do Terminal Vila Sônia), onde alunos, professores e profissionais de saúde da rede pública e privada estarão nesses locais para aferir pressão, realizar teste glicêmico, teste de hepatites, orientar sobre saúde bucal e nutricional, falar sobre descarte consciente de medicamentos, além de oferecer informações de prevenção à dengue, zika e chikungunya.

Já confirmaram presença alunos e professores dos cursos de saúde da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), Universidade Anhembi Morumbi, Esalp Escola de Saúde, Etec Fernando Febiliano da Costa, Santa Casa, HFC, Unimed, O2 Centro Hiperbárico, profissionais da Farmácia Drogal, Droga Raya, Uniodonto, Acipi, Igreja Adventista, além de enfermeiros, farmacêuticos e técnicos da rede pública de saúde (DVE, DAF, Cedic, CCZ, Saúde Bucal, Policlínica, Centro de Especialidades Médicas, CDI, CEO, Cadme e Centrus).

Várias empresas também doaram cadeiras de roda, andadores e muletas aos usuários do SUS que aguardam esses equipamentos, cuja entrega depende ainda de análise técnica para destinação adequada àqueles que mais precisam; outras doarão fraldas infantis e geriátricas e produtos de higiene. Dentre as empresas solidárias estão Romildo Auto Peças, Funilaria Darci Ltda, Radri do Brasil, Nutricesta e Raízen, Elring Klinger.

O Hospital de Olhos Piracicaba, que realiza mutirões assistenciais a pacientes da rede pública, por meio do “Projeto Olhar Sempre”, vai, no dia do evento, avaliar os pacientes do SUS para cirurgia de catarata. Serão atendidos 130 pacientes no Postão (atrás do Mercado Municipal) pela equipe do Dr. Rafael Guena.

A Santa Casa de Piracicaba fará, no mesmo dia, 10 tomografias de crânio sem contraste de pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde. O Hospital Unimed de Piracicaba já está realizando exames de eletroencefalograma sob vigília de pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde. A Uniodonto estará no dia realizado avaliações e orientações câncer de boca (local ainda será definido). O HFC contribuirá com 10 mamografias.

O CRAB Vila Sônia, Vila Rezende, Vila Cristina e Piracicamirim estarão com atendimento médico e ambulatorial, bem como atualização da Carteira de Vacinas e informações de prevenção, o dia todo (das 8h às 16 horas). Estarão abertos também o Postão para consultas com especialistas. Na Clínica de Olhos, CEO, CDI, Cadme e Policlínica também haverá mutirões para exames e avaliações. O PoupaTempo Municipal estará com as portas abertas para emissão da Carteira SUS).

Todos os exames diagnósticos e consultas médicas realizadas na data foram previamente agendados pelo Centrus, atendendo as pessoas que estão nas filas de espera. Portanto, não será possível marcar atendimento no dia nos hospitais, clínicas especializadas e CRABs. Mas todas as demais serviços estarão disponíveis à população.

Na opinião do secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, trata-se de um ação importante e que irá promover a saúde beneficiando à população. “Teremos várias atividades com objetivo de informar sobre a importância da prevenção, além da realização de serviços da rede pública e parceiros (exames e consultas) mobilizando praticamente toda secretaria visando uma melhora na qualidade de vida”, ressaltou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.