Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

13/9/2017 - Piracicaba - SP

Destaques do esporte são homenageados em solenidade na Câmara




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

A importância do esporte na formação de crianças e jovens e na melhora da qualidade de vida foi destacada por autoridades e homenageados que participaram, na noite desta terça-feira (12), da reunião solene em comemoração ao Dia Municipal do Panathleta e ao Dia do Profissional de Educação Física, no salão nobre da Câmara.

Promovida pelo vereador André Bandeira (PSDB), a cerimônia prestou reconhecimento a 20 nomes de destaque do esporte em Piracicaba. Pelo Dia Municipal do Panathleta foram homenageados o sub-secretário de Esportes, Riva Salvador (incentivo ao esporte/mérito esportivo), Diogo Brajão Soares (destaque atleta revelação), Aline Claudino (destaque atleta individual), Danielle Rauen (atleta destaque no paradesporto), Fábio Maniel Lopes (destaque formação esportiva), Areadne Aquemi Komatsu Tsuji (destaque atleta máster), Bruno César de Oliveira (destaque nos Jogos Comunitários), Guto Ferreira (destaque como técnico), Marcelo Astolphi Mazzei (fair play) e a equipe de basquete masculino do XV de Piracicaba (destaque nos Jogos Regionais e Abertos do Interior).

Já pelo Dia do Profissional de Educação Física receberam homenagens os professores Carlos da Silva Lisboa (educação física escolar), Denise dos Santos Campacci Beccari (orientadora de exercícios físicos - fitness), Abílio Cesar Bortoleto (orientador de exercícios físicos - idosos), Daniel Chaves Marafiotti (orientador de exercícios físicos - ginástica adaptada), Maria José Ferreira (treinamento esportivo) e Giovana Cristina Bottene Terezani (recreadora em atividades físicas), além do médico Marcelo de Castro Cesar (pesquisa em educação física e esportes), do presidente do Centro Cultural e Recreativo Cristóvão Colombo, Carlos Augusto Chorilli (personalidade em prol da educação física e esportes), e das empresas Hyundai Motor Brasil (entidades ou instituições que promovem a profissão ou o profissional de educação física) e Vecol Veículos S/A (entidades ou empresas de incentivo e apoio à educação física e esportes).

Ao falar em nome dos homenageados pelo Dia Municipal do Panathleta, Marcelo Astolphi Mazzei ––lembrado na categoria "fair play"–– ressaltou que a expressão inglesa remete à ética, virtude ausente, segundo ele, na crise atravessada pelo Brasil. "É o jogo limpo, sem trapaças. Apesar da falta de ética que vemos em todos os níveis, temos pessoas aqui que lutam pelo esporte e tentam fazer a diferença na comunidade, mostrando que este país tem jeito", comentou.

O papel do esporte na construção de valores também foi abordado por Bandeira. "A crise chegou ao esporte, com o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro envolvido em um sem-número de falcatruas. É muito triste ver isso, mas, por outro lado, temos que enaltecer o trabalho de pessoas como as que estão aqui hoje, já que o esporte pode levar as crianças a um bom caminho", disse o vereador, que também falou da atividade física como fator de prevenção a problemas de saúde.

À frente da secretaria municipal de Saúde e Esportes, Lazer e Atividades Motoras, unidas desde o início deste ano, Pedro Mello mencionou o reconhecimento internacional de Piracicaba, em premiações em Barcelona (ESP) e Guadalajara (MEX), como cidade que se destaca no investimento em esportes. "Piracicaba tem o esporte como uma de suas bandeiras, o que contribui na formação de caráter, na educação e na qualidade de vida das pessoas", ressaltou.

O vereador Pedro Kawai (PSDB), que presidiu a solenidade, também listou os benefícios da prática de atividades físicas. "É preciso reconhecer quem, no dia a dia, traz à tona a importância que é o esporte, o qual transforma cidadãos e ensina valores como comprometimento, perseverança, dedicação e coragem", afirmou.

Presidente do Panathlon Brasil, Pedro Roberto Pereira de Souza disse que a valorização dos atletas passa pelo reconhecimento do que fazem, papel cumprido pelo Legislativo ao homenageá-los com a solenidade. "A Câmara reconhece o esforço, o sacrifício e o trabalho de cada um para elevar o nome da cidade", salientou.

Nelson Leme da Silva Júnior, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 4ª região, relacionou os avanços da profissão desde que foi regulamentada, há 19 anos. "O Conselho Nacional de Saúde reconheceu o educador físico como profissional da saúde de nível superior e passamos a integrar as equipes multidisciplinares dentro e fora do SUS", exemplificou.

Homenageado pelo Dia do Profissional de Educação Física, Abílio Cesar Bortoleto também abordou o novo patamar alcançado pela categoria. "É uma ciência nova, que teve um avanço muito grande nos últimos anos. Antes não era levada com tanta seriedade e hoje vemos que tem uma importância tremenda na formação das pessoas, gerando uma sociedade que aprendeu a gostar da atividade física enquanto promotora da qualidade de vida".

Além de Bandeira, Kawai, Mello, Souza e Nelson, compuseram mesa durante a solenidade João Rodrigues Francisco de Godoy, representando o Panathlon de Piracicaba; Rubens Leite do Canto Braga, professor e ex-presidente da Câmara; Rodrigo Adriano Lopes, capitão do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior; e Luiz Henrique Zago, delegado do Deinter-9.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.