Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

23/8/2017 - Piracicaba - SP

Contratação de pessoas com deficiência cresce 173,5% em Piracicaba, SP





robson


Aumento ocorreu por conta da fiscalização sobre a Lei de Cotas, segundo a coordenadora do Centro de Apoio ao Trabalhador.


A contratação de pessoas com deficiência em Piracicaba (SP) cresceu 173,5% nos primeiros sete meses deste ano em comparação com o mesmo período de 2016. De janeiro a julho de 2017, a indústria e o comércio da cidade admitiram 93 pessoas, 59 a mais do que no ano passado, quando ocorreram 34 contratações. Os dados foram enviados ao G1 pela Prefeitura.

Apesar da “explosão” de admissões, o presidente da Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi), Paulo Roberto Checoli, afirma que ainda há “uma grande jornada pela frente” para que as empresas proporcionem igualdade para estes trabalhadores.

“[Há] uma necessidade de criarmos todo um ambiente favorável de acesso de suas residências até as empresas, das empresas se adaptarem e se prepararem para o acolhimento dentro do ambiente com acessibilidade, bem como no relacional”, aponta o presidente da Acipi.

O maior crescimento foi de contratações de pessoas com deficiência física. De janeiro a julho de 2016, foram admitidos 13 trabalhadores, contra 36 nos meses deste ano. O auxiliar de produção Robson de Souza Costa trabalha em uma fábrica de papéis e afirma que, apesar de ter perdido parte da mão esquerda, realiza sua função sem problemas.

“Eu sofri [passei por] todas as etapas de admissão como uma pessoa normal e exerço uma função como uma pessoa normal”, contou o trabalhador, que perdeu parte da mão há mais de 20 anos em um acidente de carro.

Lei de cotas

A coordenadora do Centro de Apoio ao Trabalhador (CAT) de Piracicaba, Luciana Góes, afirma que o crescimento se deu pelo aumento da fiscalização sobre a Lei de Cotas. Por esta norma, empresas com mais de 100 funcionários devem ter de 2% a 5% do quadro de trabalhadores preenchido por pessoas reabilitadas ou com deficiência.

 

O presidente da Acipi ressalta para a importância da empresa ficar atenta à inserção deste trabalhador. “ Ainda temos uma grande jornada pela frente para que não seja apenas para o cumprimento de cotas, mas, sim, uma condição plena de igualdade”, disse Checoli.

 

Apesar da ressalva, Checoli enaltece este crescimento. “Do ponto de vista econômico, esse processo é positivo, pois estimula a circulação da renda. Afinal, quanto mais pessoas estiverem exercendo atividades remuneradas mais aquecida será a economia”.

 

 

Crescimento em todo o estado

O aumento das contratações em Piracacicaba acompanha o crescimento estadual neste segmento. Como mostrou a EPTV, afiliada da TV Globo, no primeiro semestre deste ano foram admitidos 1068 trabalhadores com algum tipo de deficiência, contra 630 no mesmo período de 2016.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.