Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

1/10/2019 - Piracicaba - SP

Conferência da Assistência Social lota Armazém da Cultura




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Piracicaba, 30 de setembro de 2019 – Cerca de 300 pessoas ocuparam o Armazém da Cultura Maria Dirce de Almeida Camargo na última sexta-feira (27) para realização da XII Conferência Municipal de Assistência Social. O público superou as expectativas dos organizadores.

O evento permaneceu com um grande público ao longo da sexta-feira. Na pauta dos trabalhos a discussão do tema: Assistência Social é um Direito: Evolução e Desafios no SUAS no Estado de São Paulo, com três eixos norteadores para discussão: I – Eixo 1: Financiamento do Sistema Único de Assistência Social; II – Eixo 2: Gestão dos Serviços, Programas, Projetos e Benefícios; III – Eixo 3: Participação e Controle Social no SUAS.

Presente na abertura, o prefeito de Piracicaba, Barjas Negri, lembrou que há uma escassez de recursos de modo geral, mas que Piracicaba, tal como em outros municípios, é a municipalidade que financia a assistência social e que Piracicaba vem cumprindo seu papel, com diferentes serviços socioassistenciais, feitos com equipes próprias e também em parceria com diferentes organizações da sociedade civil.

 

A Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), Eliete Nunes, reforçou a importância do Conselho Municipal na construção da política, já que ele é deliberativo e acompanha toda a construção da política. Eliete também lembrou a importância desta avaliação: “É um momento importante de avaliação da política, num momento que todas as políticas públicas enfrentam alguma dificuldade por conta da emenda constitucional 95. Temos contingenciamentos em nível federal e estadual e nós conseguimos manter ainda nossos serviços por conta do orçamento municipal, mas é fundamental o cofinanciamento para podermos garantir os serviços. Como nosso prefeito é um economista, que entende de recursos, ele garantiu o orçamento da assistência, o que é um privilégio para nós. Este local lotado mostra que a política de assistência social é importante”.

 

Fábio do Amaral Sanches, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, exaltou o grande público, mostrando a força de usuários, técnicos e poder público no fortalecimento da política pública de assistência social. “Este grande público traz uma esperança na assistência social, apesar de estarmos passando por um momento de perda de direitos e com problemas de orçamento em nível federal e estadual”. Sanches lembrou que Piracicaba está melhor que outros municípios porque a administração pública municipal garante o aporte de recursos, mas que esta não é uma realidade em todas cidades que não tem administradores visuais.

 

Maria Aparecida Ribeiro Germek, diretora da Drads (Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social) Piracicaba também exaltou os esforços dos municípios em fortalecer a política de assistência por meio dos orçamentos e lembrou que a Conferência é o espaço histórico de construção da política. “É importante estarmos em contato com o usuário e saber qual é o significado deste serviço para a população. A gente só consegue avaliar e melhorar se houver este feedback. Este espaço é o local fundamental desta troca e da construção”.

A Conferência teve realização do Conselho Municipal da Assistência Social e contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads).

Depois da abertura, o evento transcorreu com leitura e aprovação do regimento interno, divisão em grupos para levantamento de propostas ligadas aos eixos, eleição de representantes para a Conferência Estadual e escolha das propostas.

 

Confira aqui os representantes de Piracicaba e aqui as deliberações da Conferência.

 

 

Centro de Comunicação Social

Sabrina Rodrigues Bologna: 31076

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.