Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

2/4/2020 - Piracicaba - SP

Combate ao Aedes: PMCA registra redução de pendências com horário de visita estendido




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Intesificadas em 2020, as ações de combate ao Aedes aegypti - mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya – seguem surtindo efeitos positivos, com redução das pendências em vários bairros do município e no número de casos da doença. O trabalho é realizado pela Prefeitura de Piracicaba, por meio de Programa Municipal de Combate ao Aedes (PMCA), ligado ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), da Secretaria Municipal de Saúde.

Pendências residenciais, por exemplo, são visitas mal sucedidas pelo fato de os agentes de zoonoses não encontrarem ninguém nas residências visitadas. Ou seja, muitas casas estão fechadas porque seus moradores estão trabalhando. Por conta disso, os agentes de combate de vetores, desde o inicio de março, estão visitando os imóveis em horário estendido: das 9h30 às 19h30 (de segunda a sexta-feira), com objetivo de diminuir essas pendências.

“Tivemos uma experiência positiva logo na primeia semana de trabalho no Nova América, um bairro de classe média com pendência histórica em torno de 50%. Conseguimos reduzir para 37% (-13%)”, ressaltou coordenador do PMCA, Sebastião Amaral Campos, o Tom.

No período de 1º a 25 de março foram 9.251 imóveis trabalhados pelos agentes em oito bairros do município (Cecap, Monte Líbano, Piracicamirim, Pompéia, São Francisco, Vila Cristina, Vila Independência e Vila Monteiro). Desse total, em 5.809 os imóveis estavam fechados, desocupados ou seus proprietários não permitiram a entrada dos agentes (recusa). “Porém, com essa nova ação, no período entre 17h e 19h nossas equipes conseguiram recuperar essas pendências com mais sucesso. Porém, ainda nota-se um número alto de recusa às visitas e de casas desocupadas”, informou Tom.

No bairro São Francisco, por exemplo, houve uma redução nas pendências de quase 10% - foram 493 imóveis não visitados num primeiro momento, mas com o retorno dos agentes em horário estendido, 108 imóveis foram visitados. No Piracicamirim houve uma redução de 6% e na Vila Cristina de 5%. “Acreditamos que, com o novo horário de visita, mais o poder de fiscalização, informação na mídia local e carro de som, estes índices de pendência reduzirão em todo o município”, afirmou Tom.

O trabalho é realizado em parceria com a Helpinsect, empresa terceirizada especializada no controle de vetores e pragas urbanas e contratada pela Secretaria Municipal de Saúde. As atividades de rotina serão intensificadas, entre elas, visitas em domicílios, entradas forçadas em imóveis fechados para retirada de criadouros, arrastões e mutirões.

O secretário municipal de Saúde, dr. Pedro Mello, destaca que as ações de combate a dengue são realizadas constantemente pela Prefeitura ao longo de todo o ano e a população precisa ter consciência do perigo de contrair as doenças transmitidas pelo mosquito. “A população deve colaborar com os agentes de saúde durante a ação permitindo o acesso dos mesmos nas residências. Precisamos de apoio de todos”.

Queda 

De acordo com o último boletim divulgado pela Vigilância Epidemiológica, nos três primeiros meses deste ano (13 semanas) foram confirmados 334 casos de dengue no municipio, uma redução de quase 47% em relação ao mesmo período de 2019 quando foram registrado 624 casos da doença. 

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.