Sábado, 27 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

2/6/2020 - Piracicaba - SP

Centro de Controle de Zoonoses registra terceiro caso de morcego com raiva este ano




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

O Centro de Controle de Zoonosses (CCZ) recolheu na semana passada um morcego vivo caído no pátio de um condomínio do bairro Jupiá. O animal foi enviado para análise laboratorial, com diagnóstico positivo de raiva. Este ano, aproximadamente 95 morcegos já foram capturados e passaram por avaliação, sendo que três deles apresentaram a doença. Os dois outros foram encontrados no Parque Orlanda. No ano passado, ao todo, dos cerca de 300 animais investigados, 10 estavam contaminados com a doença.

De acordo com a bióloga do CCZRegina Lex Engel, são todos morcegos de hábito insetívoro (se alimenta de insetos), da família Molossidae, espécie Nyctinomops laticaudatus, de pequeno porte, comuns nas cidades. “Eles formam grandes colônias, de 150 até 1.000 indivíduos. Se abrigam em cavernas, fendas de rochas e frestas de edificações humanas”, explicou.

Regina disse também que o CCZ, por causa do período de isolamento social, decorrente da pandemia do coronavírus, está realizando apenas atendimentos emergenciais, como nos casos em que os morcegos entram em contato direto com animais de estimação (cães e gatos) ou pessoas. “Além disso, permanecemos abertos para recebimento de morcegos capturados, bem como para orientações sobre procedimentos em geral”.

SERVIÇO – A bióloga do CCZ alerta que os animais (cães e gatos), principalmente dos dois bairros onde foram encontrados os morcegos com raiva, que não estejam com a vacina antirrábica em dia, sejam vacinados, “pois o vírus da raiva está circulando na região e os animais ficam expostos à contaminação”. A vacina é gratuita e está disponível à população no Canil Municipal do CCZ| durante o ano todo, de segunda a sexta-feira, das 9h às 15 horas. Aos sábados, das 9h às 11 horas e das 12h30 às 14 horas.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.