Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

6/10/2020 - Piracicaba - SP

Cedic terá Ambulatório de Tuberculose reformado e ampliado até o final deste ano




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

A Prefeitura está reformando e construindo um novo espaço fisico para o Ambulatório de Tuberculose do Centro de Doenças Infectocontagiosas (Cedic), à rua do Trabalho, 634, Vila Independência. O empreendimento, de R$ 216 mil, deve ser concluído até o final deste ano. O projeto cria um local de atendimento somente para casos de tuberculose, com isolamento adequado para o acolhimento dos doentes, consultório, sala de enfermagem, sala de espera, sala para colher escarro e banheiro.
"A nossa necessidade era de uma unidade com sala de espera separada, que pudesse atender os pacientes com suspeita clínica de tuberculose e/ou aqueles com diagnóstico da enfermidade, de modo que tenham o melhor isolamento respiratório possível para evitar contágio entre pessoas", explica dr. Eduardo Rebeis, médico coordenador do setor de Tuberculose do Cedic. "Visamos assim mais segurança aos pacientes e profissionais de saúde que frequentam a unidade".
Segundo Rebeis, a obra não prejudicou o atendimentos. "O serviço continua sendo oferecido diariamente e em breve teremos uma estrutura mais adequada, o que melhorará ainda mais nossas atividades", disse. Portanto, indivíduos com tosse a mais de duas semanas devem procurar um serviço de saúde para investigação. Se constatada a doença, serão encaminhadas para tratamento. "Os pacientes portadores de tuberculose pulmonar e de laringe, até que se tratem, são potenciais transmissores da doença durante a tosse", observou Rebeis.

SOBRE A TUBERCULOSE – A tuberculose é uma doenças que acompanha a humanidade há séculos. Em 2015 foram notificados aproximadamente 10 milhões de caso no mundo com mais de 1 milhão de óbitos. Nos continentes Asiático e Africano sua incidência ainda é muito elevada. Nas Américas, o Brasil é um país que preocupa a Organização Mundial de Saúde.
Rebeis esclarece que o processo de tratamento é simples. O problema maior está no fato de as pessoas interrompê-lo no meio. "Por isso a luta é constante. A tuberculose tem cura na grande maioria dos casos, o tratamento é gratuito, porém tem duração de no mínimo seis meses. Abandonar o tratamento significa na maioria das vezes recidiva da tuberculose com bacilos resistentes aos antibióticos habituais, o que dificulta muito o sucesso de uma nova abordagem medicamentosa, aumentando o risco de insucesso terapêutico e de transmissão de doença resistente a outro indivíduo".
As pessoas vulneráveis (em situação de rua, portadores da síndrome da imunodeficiência adquirida, privados de liberdade e indígenas) são as principais vítimas da doença.

Mais sobre a Tuberculose:
1. Tosse não é normal, procure um serviço de saúde!
2. Tosse por duas semanas ou mais merece investigação para tuberculose também.
3. Não abandonar o tratamento da tuberculose, isto faz a diferença entre o sucesso e o insucesso na cura plena
4. Qualquer dúvida em relação ao diagnóstico ou tratamento, procurar um médico.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.