Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

17/1/2019 - Piracicaba - SP

Casal egresso do Cursinho Municipal faz intercâmbio em universidade do Mississippi




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Os ex-alunos do Cursinho Municipal pré-vestibular, oferecido gratuitamente pela Prefeitura de Piracicaba, em parceria com a Diretoria Regional de Ensino, Stefano Francisco Pereira Duarte e Bruna Pereira da Silva, ambos com 25 anos, concluem em 31 de janeiro um período de cinco meses de pesquisas na Mississippi State University, na cidade de Starkville, Estado do Mississipi, nos EUA. Os dois são alunos de engenharia de biossistemas na Faculdade de Zooctenia e Engenharia de Alimentos da USP (Universidade de São Paulo), campus Pirassununga.

Stefano Francisco Pereira Duarte e Bruna Pereira da Silva na Mississippi State University: Cursinho Municipal foi diferencial

interna casal

Namorados desde que cursavam o Ensino Médio na ETEC (Escola Técnica Estadual) Coronel Fernando Febeliano da Costa, o casal, que fez o Cursinho Municipal em 2013, segue junto também na vida acadêmica. “Atualmente estamos no campo de pesquisa sobre alelopatia em tomates”, disse Stefano.

Para Bruna, o Cursinho Municipal foi fundamental para o bom desempenho na universidade. “Os professores de todas as matérias eram excelentes. A gente também tentava tirar o máximo de cada professor”, disse. De acordo com a estudante, o cursinho os ajudou a montar uma estrutura de estudo. “A gente frequentava o cursinho no período noturno e, de manhã e à tarde, estudávamos por conta. Esse cronograma de estudo se baseava nas aulas que tínhamos na semana e que ainda teríamos, de acordo com o material didático que o cursinho nos disponibilizou”, explicou.

O empenho do casal deu resultado imediato. “Nós passamos na USP, em Ribeirão Preto, na Unesp, em Tupã, e na Unicamp, em Limeira. Eu consegui também uma bolsa de 100% no curso de engenharia civil na EEP (Escola de Engenharia de Piracicaba)”, disse Bruna. O casal então optou por iniciar a graduação em Tupã para, um ano depois, conseguir transferência para a USP.

O intercâmbio que permitiu a Bruna e Stefano a pesquisa na universidade do Mississipi foi disponibilizado pela USP, por meio de mérito acadêmico. “Eram quatro bolsas e nós ficamos em 1º e 2º lugar e conseguimos esse auxílio financeiro para vir para os Estados Unidos”, disse Bruna. Após a conclusão do período de pesquisa, Bruna e Stefano voltam ao Brasil para dar início à fase de estágio do curso de graduação.

INSCRIÇÕES EM FEVEREIRO - O Cursinho Municipal foi criado em 2005 pelo prefeito Barjas Negri. Aproximadamente 5.000 estudantes já foram beneficiados. Neste ano, as inscrições serão nos dias 7 e 8 de fevereiro de 2019 e poderão ser feitas pela internet no site da Secretaria Municipal de Educação, que disponibilizará um link específico para essa finalidade.

A realização da inscrição, porém, não garante vaga ao candidato. Os inscritos farão uma prova e terão direito à vaga os 150 candidatos com as melhores notas. Neste ano, foram 850 inscrições, que resultou em uma concorrência de 5,6 candidatos por vaga.

As aulas ocorrem na Escola Estadual Professor Elias de Mello Ayres, no bairro São Dimas, de segunda à sexta-feira, das 19h às 22h30. O material didático é oferecido gratuitamente aos estudantes contemplados com a vaga. As disciplinas que constam no programa são: matemática, química, biologia, gramática, redação e literatura, física, geografia, história e inglês.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.