Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

30/8/2017 - Piracicaba - SP

Cartunista de Itu leva mais um prêmio em Piracicaba






Pela quarta vez, o cartunista Raimundo Rucke, de Itu, conquista uma premiação no consagrado Salão Internacional de Humor de Piracicaba, que está em sua 44ª edição e é considerado o mais importante do Brasil e de relevância mundial. Só para se ter uma ideia, foram inscritos 2.985 trabalhos de 560 artistas, originários de 57 países. Rucke levou o prêmio Águas do Mirante com uma charge que traz o muro de Israel (construído para segregar os palestinos do Estado de Israel) e duas crianças que, cada uma de seu lado, empinam suas pipas (uma nas cores da bandeira de Israel, outra, da Palestina). "A guerra é uma invenção dos adultos", comenta Rucke. 

  
O resultado foi anunciado no último sábado e Rucke destaca a importância desse reconhecimento "pois o prêmio reúne os maiores cartunistas do mundo e meu trabalho passou pelo crivo de jurados muito qualificados". 
  
Segundo Rucke, salões como esse acabam por ser o lugar para que os cartunistas mostrem seus trabalhos "pois está muito difícil de publicar na imprensa. Então funciona como uma vitrine". 
  
Rucke ressalta que, com a crise que afetou a mídia impressa, muitos cartunistas perderam seus espaços no jornal. "Minha produção hoje em dia é basicamente para os concursos", assinala Rucke e complementa: "Agora mesmo estou fazendo um trabalho para um concurso para a Europa". 
  
A quantidade de prêmios conquistados por Rucke é grande. Em matéria publicada em 2014 pelo jornal Cruzeiro do Sul, o texto trazia que o cartunista tinha mais de 30 prêmios nacionais e internacionais, incluindo três menções honrosas no Prêmio Vladmir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. "É necessário atualizar esse dado?", pergunta a reportagem. "Pode colocar 50", informa o talentoso cartunista, que foi colaborador do jornal Cruzeiro entre 2001 e 2002 e também fez parte, entre 2002 e 2004, do time de colaboradores do O Pasquim21. 
  
Entre as diversas conquistas recentes, Rucke destaca a premiação que recebeu em janeiro de 2016 em um concurso da ONU: pegou o segundo lugar. Neste ano, ele conquistou na Turquia o terceiro lugar no 34rd Aydin Dogan International Cartoon Competition, um dos mais importantes do mundo. Na verdade, a comemoração nesse caso foi em dose dupla, com um terceiro lugar e mais um prêmio especial. "Esse da Turquia é um dos mais concorridos em termos da qualidade dos trabalhos inscritos", explicou. 
  
Hulk, Ruque 
  
Raimundo Rucke gosta de desenhar desde a infância e, aliás, Rucke não é nome de batismo do artista. Foi exatamente pelo desenho que ele acabou por ganhar esse apelido. Quando era pequeno, no primeiro dia de aula, a professora entrou na sala e perguntou o que estava desenhando. "É o Hulk", um aluno da classe respondeu. "E a professora entendeu que Hulk era o meu nome e disse: melhor o Hulk parar de desenhar e prestar atenção na aula". O apelidou pegou e ele acabou por assimilar ao nome, mas com grafia diferente do personagem da Marvel. 
  
Outros premiados em Piracicaba 
  
A caricatura tridimensional feita por Bruno Hamzagic, na qual retrata o pintor norte-americano Jackson Pollock (1912-1956), foi a vencedora do prêmio Caricatura e do Grande Prêmio Zélio de Ouro, do 44º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. O cubano Ángel Boligán Corbo venceu o prêmio Charge; o austríaco Klaus Pitter faturou o prêmio de Melhor Cartum; Makhmudjon Eshonkulov, do Uzbequistão, teve sua tira escolhida como a melhor desta edição. Já o prêmio temático Criança foi conquistado por Dálcio Machado, do Brasil. O Águas do Mirante é de Raimundo Rucke, o Saúde (Unimed) de Fred Ozanan e o Câmara de Vereadores de André Moura Bethlem, todos do Brasil. 
  
O valor total da premiação é R$ 55 mil, divididos nos prêmios de R$ 5 mil para cada categoria.
  
Dos 2.985 trabalhos inscritos, 410 foram selecionados para a mostra principal, que segue até 12 de outubro no Armazém 14 do Engenho Central. O horário de visitação: quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. Mais informações: salaointernacionaldehumor.com.br. 


Fonte: Juliana Simonetti - juliana.simonetti@jcruzeiro.com.br



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.