Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

18/10/2018 - Piracicaba - SP

Carreta da Fundação Ilumina foi inaugurada nesta quinta-feira (11/10)




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Foi inaugurada oficialmente nesta quinta-feira (11/10) a Unidade Móvel de Diagnóstico da Fundação Ilumina, instalada ao lado do local onde está sendo construído o Hospital de Amor, na região do Alto Taquaral. A estimativa é que até dezembro deste ano seja realizada na carreta cerca de 1.500 mamografias em mulheres cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A solenidade contou com a presença do prefeito Barjas Negri, do secretário de Saúde dr. Pedro Mello, da juíza do Trabalho da 15ª Região, Maria Inês Targa, dos Procuradores do Ministério Público do Trabalho, Ronaldo Lira e Paulo Crestana, da fundadora da Associação Ilumina, Adriana Brasil, e da presidente da entidade Christianne Amalfi , entre outras autoridades.

Maria Inês foi quem proferiu sentença contra as empresas Shell e Basf, condenadas por crime ambiental na cidade de Paulínia – vazamento de produtos tóxicos que contaminaram o solo da região, levando à morte várias pessoas em decorrência de câncer –, cuja punição foi uma multa pesada, sendo o valor monetário, posteriormente, como compensação, utilizado na construção de hospitais de diagnóstico de câncer pelo Brasil, como o Hospital de Barretos e, agora, o da Associação Ilumina.

A juíza ressaltou a importância da carreta e do hospital e o aspecto compensatório. “Muitas das vítimas morreram ao longo do julgamento. Inclusive, várias crianças nasceram com problemas graves de saúde por causa do mesmo desastre. A condenação das empresas, portanto, beneficia essas crianças, que também tiveram suas vidas prejudicadas por causa da contaminação dos seus pais”, recordou.

Barjas Negri destacou a importância do investimento de R$ 27 milhões no empreendimento e que a prefeitura tem ajudado no que pode, como doando o terreno de 10 mil metros quadrados onde está sendo construído o hospital. “É uma honra para todos nós termos este hospital, o que vai ajudar imensamente no diagnóstico precoce do câncer. Este trabalho complementa o serviço do SUS. Se não fosse pelo SUS, metade da população não teria atendimento em saúde”.

Padre Marcelo, Christianne Amalfi, Barjas Negri, Maria Inês, Adriana Brasil e Pedro Mello

Para Pedro Mello, a cidade é abençoada, pois mesmo com a crise que afeta o país, as obras no município continuam e o cenários para a saúde é promissor. Ele recordou a conquista do Hospital Regional, da Faculdade de Medicina e, agora, do Hospital de Amor, todos na mesma região da cidade. “Com a carreta, é o início de mais um sonho que se concretiza e temos de seguir agora a determinação do prefeito Barjas Negri, de colocarmos um fim na fila de espera pela mamografia, fortalecendo o diagnóstico precoce, porque a saúde é o nosso maior patrimônio ”, concluiu.

Adriana Brasil teceu elogio aos advogados da ação, dos Promotores de Justiça e da juíza Maria Inês pela visão social em prol da população menos assistida. “Este foi o maior TAC [Termo de Ajustamento de Conduta] da história trabalhista a propiciar projetos como o nosso. O câncer é uma doença cara, complexa e exige esforços de toda a sociedade”. Disse ainda que a Fundação Ilumina foi criada para trabalhar para as pessoas que mais necessitam de ajuda, com um trabalho da mais alta qualidade. “Estamos imbuídos dessa missão”.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.