Sexta-Feira, 26 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

18/4/2018 - Piracicaba - SP

Campanha nacional contra a gripe começa na segunda-feira (23/04)




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

A campanha nacional de vacinação contra a gripe (influenza) começa na segunda-feira (23/04). Em Piracicaba, o lançamento oficial será no Lar Betel, às 14 horas, com a vacinação dos idosos da unidade pelas equipes da Vigilância Epidemiológica (VE).

Como no ano passado, o público-alvo foi dividido em grupos prioritários, para facilitar o atendimento e reduzir filas nos postos de saúde. As 71 unidades da Atenção Básica atenderão de segunda a sexta-feira. CRABs e UBSs, das 8h às 15 horas e USFs, das 8h às 16 horas.

Sendo assim, a partir de 23/04 podem se vacinar trabalhadores da saúde e pessoas com 60 anos ou mais e indígenas. A partir de 02/05, entram as crianças, gestantes e puérperas (mulheres no período de 45 dias após o parto); a partir de 09/05, pessoas com comorbidades, professores da rede pública e privada, além de pessoas privadas de liberdade, também serão imunizadas.

A gripe é uma doença que pode matar, principalmente crianças, idosos e doentes crônicos; pode predispor à pneumonia e agravar outras doenças, como enfisema pulmonar. Para o secretário de Saúde Pedro Mello, a campanha de vacinação contra a gripe é muito importante “para que a população possa se previnir e evitar maiores complicações com a saúde, preservando assim a saúde de toda a família, principalmente nesse período do ano (outono/inverno) em que o vírus da doença está em maior circulação no país”. 

A meta para o município é vacinar 90% dos grupos prioritários, correspondendo à expectativa do Ministério da Saúde.

Quem pode ser vacinado:
Crianças de seis meses a menores de cinco anos; gestantes: todas as gestantes em qualquer idade gestacional; puérperas: todas as mulheres no período até 45 dias após o parto; trabalhador de Saúde: todos os trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade; professores: todos os professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; Indivíduos com 60 anos ou mais de idade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independe da idade, (conforme indicação do Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas). A vacinação deste último grupo deve ser realizada em todos os postos de vacinação. No entanto, mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação ou apresentação da receita com o nome dos medicamentos que faz uso.

Quem não pode ser vacinado:
A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores bem como a qualquer componente da vacina.

Como se prevenir:
• Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
• Evite tocar a boca e o nariz.
• Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas.
• Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
• Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
• Mantenha hábitos saudáveis: coma bem, durma bem e faça exercícios.

A doença
A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.