Terça-Feira, 16 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

20/10/2017 - Piracicaba - SP

Caminhada Outubro Rosa acontece neste domingo, 22, a partir das 8h




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Não se esqueça, neste domingo, 22, acontece a Caminhada Outubro Rosa, no Parque da Rua do Porto. A concentração começa às 8 horas, perto do Sino da Paz, com participação livre e gratuita. Basta ir com traje esportivo e algum adereço rosa relativo ao mês, em que as unidades de saúde de Piracicaba se concentram na campanha de prevenção ao cancer de mama e colo de útero.

Durante toda a manhã, as entidades que estão participando da organização do evento, junto com a Secretaria da Saúde, vão desenvolver atividades de prevenção em saúde. Será um momento de descontração e conscientização sobre a saúde da mulher. Haverá aquecimento e alongamento com  Lian Gong, para início das atividades, a caminhada dentro do parque e Zumba, para fechar o encontro.

O Grupo Amigas da Onça, formado por pacientes do Cecan, apresentará versão da música Trem Bala, logo depois a caminhada, para enfatizar a importância do autoexame e mostrar que mesmo após um diagnóstico de câncer as mulheres estão vivendo melhor. O objetivo  é proporcionar um novo olhar sobre as mulheres que detectam o câncer.

As entidades que participam da organização da Caminhada Outubro Rosa são: Hospital Fornecedores de Cana (HFC), Santa Casa, Associação Ilumina, Unimed, Unimep, Anhanguera, Via Ágil, Conselho Municipal de Saúde e Conselho Municipal da Mulher. São as seguintes secretarias de governo envolvidas: Saúde, FUSSP, SemacTur, Sedema, Semuttran e Semob.  

ATIVIDADES

A Santa Casa Saúde estará com uma tenda para testes de glicemia. Contará também com os seguintes apoiadores que vão oferecer cuidados à beleza da mulher: Academia e Clínica de Fisioterapia CLIF, com bioimpedância e quick massage; Cosméticos LOLLA,  com massagem relaxante. Um fotógrafo estará presente para fotos dos principais pontos do evento. 

O Cecan fará maquiagem com equipe Mary Kay, entregará panfletos explicativos referente ao câncer de mama e fitinhas rosa pelo grupo de mulheres Amigas da Onça, que fará támbém a apresentação musical. Haverá ainda aulas de artesanato para quem quiser aprender a pintar guardanapos com giz de cera.  

Na tenda da Associação Ilumina, um dentista vai falar sobre câncer de boca e os males do tabagismo. Serão vendidos artesanatos e haverá distribuição de informativos sobre prevenção e diagnóstico. O Hospital Fornecedores de Cana (HFC) estará com uma nutricionista e uma equipe de enfermagem para falar sobre fatores de risco.

A Unimed – Piracicaba estará com enfermeiros para aferir pressão arterial, dar dicas sobre nutrição e realizar jogos do movimento, além de orientar sobre prevenção do câncer de mama. A Zumba, que vai animar o público no encerramento da manhã, será também de responsabilidade da instituição, em parceria com a Via Ágil.

A Unimep estará com três grupos: O curso de Ciências Biológicas vai despertar a curiosidade sobre a composição dos alimentos consumidos diariamente a fim de contribuir na promoção da leitura crítica dos rótulos dos alimentos mais consumidos pela população. O curso de Enfermagem vai ensinar a realizar autoexame de mama, explicar como é feito o papanicolau e orientar sobre o HPV. O curso de Fisioterapia orientará sobre a prevenção e detecção do linfedema, complicação comum das cirurgias de mastectomia e de câncer ginecológico.

O ônibus do Outubro Rosa, uma parceria da Unimed e Via Ágil, com apoio da Prefeitura, estará no Terminal Central (TCI) às 7h30 para levar as pessoas que participarão da Caminhada. Ele ficará à espera do público na primeira baia da plataforma C. Retornará ao Terminal às 11h30. Viagens gratuitas.

PROGRAMAÇÃO DA MANHÃ (22/10)

8 horas: Concentração com Lian Gong
8h15: Abertura oficial
9 horas: Caminhada
9h45: Show Amigos da Onça
10 horas: Zumba



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.