Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

2/10/2018 - Piracicaba - SP

Atenção Básica inicia ações de prevenção ao câncer no Outubro Rosa




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

Todas as unidades de saúde da Atenção Básica estão realizando, desde esta segunda-feira, 01/10, atividades referentes à prevenção de câncer de mama e colo de útero. A estratégia integra a Campanha Nacional de Prevenção Outubro Rosa e visa ampliar as agendas de exames diagnósticos, como papanicolaou, autoexame de mama e mamografia, além de ações complementares de conscientização sobre o problema, como palestras, roda de conversa, caminhadas, atividades de beleza, café da manhã comunitário e sorteio de brindes.

A data é celebrada anualmente com o objetivo de compartilhar informações sobre o cânceres femininos, promover a conscientização sobre as doenças, proporcionar maior acesso aos serviços preventivos, de diagnóstico e tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade. “O câncer é uma doença que acomete de 20% a 25% da população. No entanto, com o diagnóstico precoce do câncer de mama, as chances de cura são elevadas, chegando a 95%. No caso do câncer de colo de útero, chegam a 100%. Por isso a importância dessas ações para que a população se sensibilize e procure as unidades de saúde”, explicou o secretário de Saúde dr. Pedro Mello.

Para a coordenadora de enfermagem da Atenção Básica, Tatiana Bonini, as ações realizadas nos territórios buscam aproximar a comunidade local e fortalecer o relacionamento com as unidades de saúde, o que possibilita um trabalho mais intenso de conscientização e prevenção dos cânceres que acometem as mulheres, com a participação de toda a equipe. “Ano a ano nossa rede tem tido um olhar especial para o tema, com envolvimento de todos os profissionais da saúde, que se empenham para aprimorar cada atividade, com resultados surpreendentes”, disse ela.

A coordenadora ressalta a parceria com a Associação Viva a Vida Mulheres Mastectomizadas “Wilma Godoy de Almeida” (Rua José Pinto de Almeida, 824 - Alto), que acolhe mulheres com diagnóstico de câncer de mama, oferta serviços de nutrição, fisioterapia, doação de perucas e lenços e dividem a vivência frente às dificuldades encontradas. Profissionais da Rede de Atenção Básica visitarão a associação nos dias 3, 4 e 5 de outubro para conhecer e encaminhar mulheres ao serviço. Nos dias 19 e 20, a entidade ofertará cerca de 500 exames de mamografia e papanicolaou, das 8h às 17 horas, de acordo com critérios clínicos.

A partir de quinta-feira, 04 de outubro, a unidade móvel da Associação Ilumina também começa suas atividades em Piracicaba. A previsão é realizar 500 exames de mama ao longo do mês. A carreta ficará instalada ao lado de onde está sendo construído o Hospital de Amor, no bairro Cecap. Serão atendidas pacientes previamente cadastradas para o exame na rede pública do município, com idade entre 50 e 69 anos.

O secretário destacou que a chegada da Carreta do Hospital de Amor, da Associação Ilumina, traz um reforço expressivo para a cidade, uma vez que amplia o acesso aos exames e aborda a questão de forma mais intensa, por se tratar de sua especialidade. “Com a carreta do Ilumina vamos intensificar as campanhas preventivas inclusive fora da agenda do Outubro Rosa, permitindo que essa campanha se estenda para o ano todo”, enfatizou.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.