Quarta-Feira, 24 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

6/8/2019 - Piracicaba - SP

AME-Piracicaba comemora 10 anos com mais de 280 mil atendimentos




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

IMG_5000

Este ano, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME-Piracicaba) completa 10 anos. A unidade começou a funcionar no dia 26 de maio de 2009, mas sua inauguração oficial se deu no dia 07 de agosto, pelo então governador José Serra. Na ocasião, o prefeito Barjas Negri iniciava o seu segundo mandato. No Estado de São Paulo existem sete unidades públicas iguais a esta em operação.

Ao longo de uma década de existência, portanto, o AME-Piracicaba já realizou 282.908 atendimentos, sendo 53.811 cirúrgicos e 229.097 ambulatoriais. Dentre os ambulatoriais, 208.437 consultas e 20.660 exames de ultrassom. Esses números equivalem a uma média de 2.358 atendimentos por mês, segundo dados coletados em abril deste ano. Do total, 1.061/mês correspondem a pacientes de Piracicaba, equivalente a cerca de 45%.

A administração da unidade é de responsabilidade da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. O investimento total da Secretaria de Estado da Saúde (equipamentos) e da Prefeitura (Obras) foi de cerca de R$ 3 milhões. A unidade atende pacientes de toda a região, representada pela Diretoria Regional de Saúde (DRS X) e Rede Regional de Atenção à Saúde (RRAS 14). As cirurgias ambulatoriais realizadas são das seguintes especialidades: oftalmologia, ortopedia, dermatologia, cirurgia vascular, cirurgia geral e cirurgia plástica reparadora.

Para o prefeito Barjas Negri, o AME-Piracicaba, ao lado do Hospital Regional, significa mais uma conquista importante para a região e, especialmente, para o município. “Graças ao olhar estratégico do nosso governo e às parcerias sólidas junto ao Governo do Estado, conquistamos essas estruturas, que têm contribuído imensamente para superarmos as crises que abalam o sistema público de saúde em todo o país e, assim, garantirmos um atendimento de qualidade em nossa região”.

O secretário de Saúde, Pedro Mello, destaca a importância do AME-Piracicaba para ampliar a oferta de cirurgias eletivas de baixa complexidade na rede pública, com o que há de melhor no país. “A unidade estadual tem trazido um incremento significativo, porque reforça nossa base de atendimento à população SUS e nos garante segurança e resolutividade, reduzindo a pressão sobre os hospitais, que devem focar suas atenções em atendimentos de média e alta complexidade. Trata-se de um hospital-dia com o que há de melhor em termos médicos, técnicos e tecnológicos”, enfatizou.

HOSPITAL-DIA – O AME - Piracicaba, como destacado acima, funciona como hospital-dia. Os pacientes chegam no início do dia e recebem alta no final da tarde. É composto por seis consultórios médicos, uma sala de equipamentos de oftalmologia, um consultório de terapia ocupacional, quatro salas cirúrgicas completas, oito leitos de recuperação anestésica, oito leitos observação, uma sala de ultrassom, uma sala de curativo, uma sala de coleta de exames, postos de enfermagem, salas de espera, sala de ouvidoria, central de regulação de vagas, recepção, refeitório para funcionários, salas administrativas, casas de máquinas e equipamentos, guarita para controle de fluxo de pessoas, estacionamento e demais dependências de menor porte necessárias para a logística do Hospital. Cerca de 108 profissionais estão à frente das atividades do AME Piracicaba.

Para a médica Graciela Abrão Sakai, coordenadora médica da unidade, é uma imensa satisfação estar à frente de uma unidade de atendimento do SUS que consegue atender os pacientes com excelência e profissionalismo. “É muito recompensador trabalhar no SUS, principalmente em uma unidade que consegue oferecer aos usuários praticidade, competência e resolutividade juntos. E é com muito orgulho que constatamos isso em nossas pesquisas de satisfação, nas quais sempre obtivemos nota maior que 98%. Todo esse empenho vem de uma equipe maravilhosa, que atua com muita eficiência, cooperação e, sobretudo, que trabalha com amor”, completa.

 



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.