Sábado, 20 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

2/2/2018 - Piracicaba - SP

Alevinos de curimbatás e piracanjubas serão soltos no Tamanduá amanhã, 02/02




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

O rio Piracicaba, na altura do condomínio Tamanduá, em Santa Maria da Serra, vai receber 70 mil alevinos de curimbatáse piracanjubas amanhã, 02/02. A ação faz parte do Programa de Manejo Pesqueiro, da AES Tietê Energia, que doa os peixes, e tem como parceiros o Instituto Beira Rio, a Prefeitura de Piracicaba, a Aperp (Associação do Pescadores Esportivos do Rio Piracicaba e Afluentes), a Prefeitura de Santa Maria da Serra e a Gazeta Regional de Piracicaba. O evento está programado para as 11h30 e está incluído na programação do 21º Passeio de Barcos, que ocorre no sábado, 03/02.

Luís Fernando Magossi, o Gordo do Passeio de Barcos, presidente do Instituto Beira Rio, explica que os alevinos soltos são juvenis, com cerca de 15 centímetros, que resistem melhor a fatores como a diferença da temperatura da água, por exemplo, além dos predadores e, por isso, têm mais chances de sobreviver até a idade adulta e reproduzir. “Esse trabalho realizado pela AES Tietê é muito importante. Temos de agradecer. Quem ganha com isso é o meio ambiente e o rio Piracicaba”, ressalta.

Até maio deste ano, as águas do Piracicaba vão receber, ao todo, cerca de 280 mil alevinos de piracanjuba, pacu, curimbatá e dourado. A primeira soltura, de 70 mil piracanjubas, aconteceu no dia 10/01, no Tanquã, conhecido como minipantanal paulista, que pertence a Piracicaba. “O Tanquã foi incluído este ano como local para receber os alevinos. Aquele ponto do rio Piracicaba tem vegetação e profundidade propícias ao desenvolvimento das espécies, que são de piracema, já que todas sobem para desovar”, explica Gordo. As próximas solturas estão previstas para o dia 04/04 – 70 mil pacus e piracanjubas – e dia 15/05, as duas no Tanquã. Segundo Gordo, as datas podem ser alteradas porque a soltura depende de os alevinos atingirem o tamanho desejável.

PASSEIO DE BARCO - O tradicional Passeio de Barcos de Piracicaba será realizado no próximo sábado, 03/02, com saída marcada para às 9h, da rampa do largo dos Pescadores, na Rua do Porto. A iniciativa tem apoio da Prefeitura de Piracicaba, com proposta ambiental e social. O evento terá um trajeto de cerca de 90 km pelo rio Piracicaba até a chegada no condomínio Tamanduá, na cidade de Santa Maria da Serra. Os organizadores esperam a participação de aproximadamente 250 barcos.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.