Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024

Mais lidas da semana

11/10/2018 - Piracicaba - SP

45º Salão de Humor de Piracicaba: últimos dias para visitação




da assessoria de imprensa da Prefeitura de Piracicaba

 

Um dos maiores eventos de humor no mundo, chega aos seus 45 anos, com muita energia e obras que permitem a reflexão em torno de panoramas universais. A visitação ao Salão de Humor de Piracicaba e paralelas instaladas nas dependências do Parque do Engenho Central pode ser feita até o dia 14/10, gratuitamente. O público poderá conferir 427 trabalhos entre selecionados e premiados, além de outras exposições.

O Salão deste ano reúne obras selecionadas, entre 2.638 trabalhos enviados por artistas de 53 países. A mostra principal fica no Armazém 14 e pode ser vista das 9h às 17, na quinta-feira e das 14h às 19h, sábado, domingo e feriado. Entre cartuns, caricaturas, charges, tiras e escultura, é possível destacar a justiça nacional, figuras da política como Donald Trump, Jair Bolsonaro, o drama dos refugiados, tecnologia, assédio e as redes sociais. Celebridades como Michael Jackson, Chico Anysio, Lulu Santos, Gretchen também retratadas, foram fontes de inspiração aos artistas.

No mesmo espaço é possível conhecer outras formas de humor, com as exposições: Ziraldo, Mulheres pelo Mundo, Jaguar Traço Etílico, Laerte a Granel, Papa Salões, Gustavo Duarte “Shorts”, Junior Lopes “Correndo Riscos” e Bar Pasquim.

O 16º Salãozinho de Humor, onde se expressam crianças e adolescentes é um dos destaques de toda a programação e pode ser visto no Museu do Açúcar. O armazém 09, também no Engenho Central, abriga a arte de grandes artistas como Gonzalo Cárcamo, Edgar Vasques, Paulo Caruso, obras do PortoCartoon e Brasil em Charges e uma seleção de trabalhos de Jean Carlos Galvão, Caco Galhardo e Adão Iturrusgarai.

Seleção e premiação

As obras que compõem a mostra principal foram analisados pelos júris de seleção e premiação, formados por profissionais consagrados na área do humor. O grande prêmio Troféu Zélio de Ouro foi para o brasileiro Luiz Carlos Fernandes, caricaturista e escultor que também venceu o Prêmio Caricatura, com a escultura de Pablo Picasso.

Rui Miranda, um dos jurados de seleção comentou que, como participante em outras edições, estar do outro lado é uma responsabilidade tremenda. “Minha avaliação foi de acordo com a intenção do artista. Muitas apresentavam ideias diretas, outras, exageravam na quantidade de informações. Avaliei o equilíbrio dos trabalhos”.

Segundo José Occhiuso, jurado de premiação, o salão é de humor, mas os trabalhos são muito sérios. “O júri atuou de forma democrática, com muita seriedade e a troca de ideias com mestres do ramo. O grupo analisou o conceito geral dos trabalhos e o alcance das mensagens”, disse. A avaliação foi a mesma do cartunista de Minas Gerais, Edra, que usou como critério, a observação em relação à técnica, expressão e atualidade.

O Brasil foi destaque entre os vencedores deste ano. Os prêmios Cartum, Câmara de Vereadores, Águas do Mirante e as menções honrosas Charge, Assédio, Tira e Cartum foram conquistadas por brasileiros. Os prêmios Saúde Unimed, Tira, Charge e Temático Assédio ficaram para os países do México, Turquia, Sérvia e Ucrânia e as menções honrosas para artistas da Ucrânia, França, Índia, Portugal e Peru.

Serviço - 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba. No Engenho Central, Armazém 14.Visitação: quintas e sextas-feiras, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14h às 19h. Informações: (19) 3403-2615. Entrada franca.



Comunicar erro nesta notícia

Se você encontrou erro nesta notícia, por favor preencha os campos abaixo. O link da página será enviado automaticamente ao Piracicaba Fácil.


Enviar esta notícia por email



Dogus Comunicação

Sobre a Dogus Comunicação  |   Política de Privacidade  |   Receba Novidades  |   Acesse pelo Celular

Melhor Visualizado em 1200x900 - © Copyright 2007 - 2024, Dogus Comunicação. Todos os direitos reservados.